.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

sábado, 7 de maio de 2011

Festa em familia...

 (a foto é do niver de 75 anos de Diva...o aniversariante de ontem é o cara de camisa rosa e acima do peso...hehehe)

Bom dia pessoas ! O "gordinho", meu sobrinho Rafael, resolveu comemorar o niver dele ontem, em Curitiba. Hoje reside com a familia (a esposa Fabíola - a linda - e a filha Rafaela) em Joinville, SC. Tá certo que essas festas "quebram" um pouco da rotina de nosso "Solar dos Manos", sempre calmo e organizado (por conta da mana Marize sem dúvidas). Mas, "famiglia" é FAMILIA ! Vieram Jaqueline e familia (mana de Rafael), Fabiano e familia (mano de Rafael), Mami Divinha, mana Bete e familia (quer dizer, parte...) e mano George e familia. Não sei porque Georgia (minha emoticonzinha de bochechas vermelhas) não trouxe sua super/hiper/mega/ultra câmera fotográfica de última geração...humpft...ficamos sem registros da festa...mas foi assim...

Temos no quintal do sobrado um "meio barril" verdinho, adaptado pra churrasqueira. Lá foram colocados os franguitos, linguiças (se faltarem, Divinha não comparece....hehehe), carnes e afins. Um pãozinho de alho, indispensável também para forrar o estômago da Matriarca. Beras (isso, cervejas) geladas para os pinguços de plantão (éka...tô fora há 10 anos), refris para nós, os abstêmios, o arroz convencional, as saladinhas e, feito às pressas, um tutu de feijão de tirar o fôlego...hum rum. É porque o autor da façanha culinária (Rafael), carregou na pimenta, então mais parecia um "chilli" mexicano....hehehe

Teve bolo também, de sobremesa, mas sem velinhas...alguém esqueceu, como sempre...acendemos isqueiros, eu e Renatinha, para não perder o momento da festa e o gordinho ter o que soprar....hehehe

Em dado momento, em minha humilde cama de casal, estavam sentadas/deitadas 7 mulheres...caráca, imagina só : sete, de uma só vez ! Jamais o objeto de uso para meus sonhos e devaneios ficou tão "enfeitado" pela presença feminina...hehehehe ! Péra, vamos com calma : eram todas pessoas da familia. Jaqueline trocando as fraldas da pequena Sarah (a caçula da troupe Imaregna), Aninha (esposa de Fabiano), minha mana Regina, Rafaela (a segunda bisneta de Divinha) e sua mãe Fabíola e, ainda, Renatinha, a mais "velha" das bisnetas de Diva. Ufa...eram muitas em tão poucos metros quadrados.

Lá fora, ao lado da churrasqueira, o papo corria solto entre a rapeize : Marcelo, filho de Luis, Fabiano e Rafael (os manos), Brunno da Bete, Rodriguinho da Marize, Tiaguinho, esposo de Jaque, e mano George. O assunto, um só : a acachapante vitória de 6 x 0 do nosso Coxa Branca prá cima dos "porquitos" do falastrão Felipão que, dias antes do jogo, apregoava que o nosso time, 24 partidas seguidas vitorioso (recorde Brasileiro), não havia jogado ainda com um "time de expressão". Onde tava, ou está, esse time ??? Ah sei ! Deve estar na Conchinchina, já que perderam o rumo de casa...hahahaha !

Diva vem sentar em meu quarto também. Diz que tá mais quentinho, e ela detesta o frio. E alguém prontamente lhe trás o pratinho com farofa e as suas linguiças preferidas, aquelas fininhas e bem temperadas. Sarah, devidamente trocada, sorri e faz graça para todos. Quinta-feira ela já estivera aqui em casa com sua mãe. Peguei-a no colo, posição frontal (ela...pq gosta de ver as pessoas de frente), e comecei a cantar um samba da Mangueira (desculpa aê Mônica - também gosto da Portela) e ela além de balançar as perninhas começou a bater palmas....hum rum ! Pronto ! Mais uma adoradora de samba na familia...hehehe !

As horas vão transcorrendo, Marianna e Bete vêm cuidar de nossas fazendas, cafés e agora cidades em miniatura (opa, gente, é só coisa virtual tá ?). Chega do futebol o outro Rafael (da Lorena, enteada de George). Fico olhando para as pessoas, algumas do lado de fora (apesar do frio, mas "esquentadas" pelo calor da churrasqueira, e o humano), outras na segunda sala do sobrado, trololando sem parar, as crianças numa algazarra comum. Mami quietinha, com seus profundos e límpidos olhos azuis (que inveja sentimos todos...tínhamos que puxar o nosso Pai...putz), mas atenta a tudo e sempre dando seus "pitacos". Mano Luis estava trabalhando...mana Solange certamente sobrecarregada com cadernos para corrigir. Senti novamente falta de meus filhos ao lado de seus primos e primas.

Aos poucos a turma vai "abandonando" o encontro familiar. Amanhã (hoje) alguns ainda trabalham, outros acordam cedo mesmo, como eu. Não sem antes auxiliarem na cozinha e demais cômodos, a colocar as coisas em ordem. Venho para o PC, desligo-o. A turminha já tinha colhido e plantado minha fazenda, cozinhado peru de natal (???) em meu Café e, acrescentado algumas coisas na minha mini cidade. O "e-mail" de alguém ficou aberto...até pensei em espiar as mensagens, mas isso não se faz...é feio...fechei prontamente.

Na TV, Jô Soares rolando. 3 convidados que eu nunca vira (ou se vi, não prestei maior atenção). Desligo o aparelho. Domingo tem mais...é dia das Mães, e a festança vai continuar, aí sim, com a presença de todos. Foi só um aperitivo, como disse alguém antes de retornar ao seu lar...

3 comentários:

Marília Felix disse...

Nando festa em família é tudo de bom!

Adoro!
:))

Passando para deixar meu Cheiro de hoje. Um abraço de urso também!

Vera Lúcia disse...

EI!
FESTA EM FAMÍLIA É TUDO DE BOM, NÃO OBSTANTE O CANSAÇO QUE SEGUE.
QUE DOMINGO VOCÊ POSSA CURTIR A NOVA FESTA, ABRAÇANDO A TODAS AS MAMÃES PRESENTES.
TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA.
ABRAÇO.

Anônimo disse...

Eitaaa que não tem nada mais gostoso do que família reunida [:)]

Beijocas em seu coração Fernando e lindo fim de semana para vc!

Verinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...