.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Happy Halloween

Ser Bruxo é ser mais do que um participante da teia: é ser a aranha, o fio e a gota de chuva que resplandece, pendente no fio. É observar os dias e as noites, apreciar as horas, os dias e as estações. Sentir o vento e respirar o ar. Tocar a terra e perceber como ela transmuta as sementes em flores, ver o fogo que tanto queima quanto cozinha nossos alimentos, em perfeita comunhão com a água. E saber que, sem o espírito, estamos incompletos.  

Muito importante: não se esquecer de amar. Amar as folhas verdes que brilham na luz do sol. O brilho das estrelas que se vê nos olhos do ser amado.   É também estudar... e estudar mais um pouco. E ainda ler e pesquisar ainda mais, porque quanto mais conhecemos, mais nos conscientizamos que não sabemos nada...É seguir a jornada da vida, sabendo vivê-la, apreciando as belezas e aprendendo com os tropeços. 

Ah! Valorize também aquilo que você não considera bom. É com as encrencas da vida que a gente cresce. Tá certo que não precisava ser tão difícil, viver é uma tarefa e tanto... mas é assim que aprendemos a valorizar os bons momentos.   Talvez seja mais um dos caminhos pra crescer e aprender.   E talvez cada bruxo tenha a sua própria resposta... que vai ser diferente e parecida e singular como a própria vida.

(Lia Domingues )

domingo, 30 de outubro de 2011

Filhos do Universo, e Irmãos das Estrelas...


Boa noite pessoas ! Dia chato, chuvoso, normal para minha terrinha nesta época do ano...mas que é aborrecente olhar o céu cinza/escuro a cobrir o brilho de minhas manas à noite, é...humpft !

Se vocês perceberam, o blog está de "cara nova"...hum rum ! Com design (como sempre) de minha querida amiga, a menina Márcinha Mendonça, amada esposa do Paulo...pessoas do BEM ! Beijos Márcinha, obrigado pelo carinho de sempre. Ficou SHOW DE BOLA ! 

Ah! E falando do blog, de seu nome, li ontem novamente um texto do Momento Espírito que gosto muito, e é complemento de "Desiderata", escrito em 1927 por Max Ehrmann (baseado em manuscrito encontrado numa igreja em Boston no ano de 1644) e intitula-se "Filho do Universo" (vide capítulo XXV do Evangelho Segundo o Espiritismo). Eis o texto :

Sentir-se filho do Universo é sentir-se seguro, sabendo que uma força maior rege nossas vidas, nossas relações, através de leis perfeitas e justas.

Sentir-se Irmão das estrelas e das árvores é perceber-se parte de uma natureza sublime, grandiosa, que guarda em seu íntimo objetivos maravilhosos.

E um dia, há muitos e muitos anos, um Sublimado Irmão das estrelas e das árvores, falou exatamente sobre isso dizendo:
Não vos inquieteis por saber onde achareis o que comer para sustento da vossa vida, nem de onde tirareis vestes para cobrir o vosso corpo. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes?
Observai os pássaros do céu: não semeiam, não ceifam, nada guardam em celeiros; mas, vosso Pai Celestial os alimenta. Não sois muito mais do que eles?  E qual, dentre vós, o que pode, com todos os seus esforços, aumentar de um côvado a sua estatura?
Por que, também, vos inquietais pelo vestuário? Observai como crescem os lírios dos campos: não trabalham, nem fiam;  entretanto, eu vos declaro que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus tem o cuidado de vestir dessa maneira a erva dos campos, que existe hoje e amanhã será lançada na fornalha, quanto maior cuidado não terá em vos vestir, ó homens de pouca fé!

Tenhamos todos um abençoado fim de dia, e uma semana regida pelo Amor e pela Paz

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Entre a fé e a confiança...

A confiança constitui uma virtude imprescindível à vida humana equilibrada e proveitosa. Ela possui vários desdobramentos. Aproxima-se da fé em Deus, em Sua sabedoria e em Sua justiça. Alicerçado nesse sentimento, o homem encontra forças para vencer os desafios que se apresentam em seu caminho. Ele não se sente vítima de acasos ou azares. Entende que sua vida segue uma fecunda programação de aprendizado e aperfeiçoamento.

Nesse contexto, as dificuldades representam oportunidades benditas. Mediante elas, reajusta-se com o passado e habilita-se para o futuro. A vida atual é uma ponte entre duas realidades. O ontem, com os equívocos próprios de uma época de aprendizado. O futuro, rico de promessas de alegria e sublimação. Mas a confiança também se refere à ciência das próprias possibilidades. Ela deriva da fé na Sabedoria Divina.

Se Deus consentiu com dada experiência no viver de uma criatura, é porque ela pode dar conta. Não se fala, obviamente, das desgraças que o homem semeia no próprio caminho. Mas do que surge inelutável, malgrado a conduta reta e equilibrada. O homem, a par de uma forte fé em Deus, necessita confiar nas próprias forças. Ciente de seu destino sublime, ele precisa acreditar que consegue lidar com seus problemas. Não é uma vítima indefesa ou um fraco. É um Espírito imortal, rico de experiências e de potenciais.

Ciente de que pode, incumbe-lhe encontrar os meios. Diante de dificuldades, ao ser humano não é lícito assumir a postura de derrotado. Também não é digno transferir o peso do próprio fardo a terceiros. Cada qual tem as suas tarefas. O amparo mútuo é possível e louvável. Mas jamais se pode impor ao semelhante que arque com o peso da vida alheia.

Urge estudar, trabalhar, refletir e orar...hum rum !

Com a alma asserenada pela certeza de que pode vencer, agir com firmeza para isso. Quem não acredita em si mesmo é um derrotado de antemão. Mesmo que lute um pouco, não logra superar eventuais derrotas. Já o crente nas próprias forças, ainda que caia, logo se levanta. Assim, sem confiança, o homem nada faz de relevante. Porque tudo o que possui importância não surge e nem se realiza de forma rápida. Sempre é necessário esforço, treino e paciência. Sem a certeza de que é possível, falta coragem para trilhar as etapas necessárias à realização final. Se o sucesso não se dá imediatamente, as forças falecem.

Ciente disso, desenvolva confiança em si mesmo. Analise detidamente seus recursos e invista neles. O resultado do esforço sério e metódico haverá de surpreendê-lo....assim seja !

Um abençoado fim de dia para todos nós...
(Momento Espírita)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Você é o que deseja ser...

O que aconteceu com você até agora não é o que vai definir o seu futuro e, sim, a maneira como você vai reagir a tudo que lhe aconteceu. Não lamente o seu passado. Construa você mesmo o seu presente e o seu futuro. Aprenda com seus erros e com os erros dos outros.

O que aconteceu é o que menos importa. Já passou...

O que realmente importa é o que você vai fazer com o que vai acontecer. E esta é uma decisão somente sua. Você decide o seu dia de amanhã. De tristeza ou de felicidade. De coisas positivas ou de amargura, sem esperança.

Pense nisso! Mas pense agora! Hum rum...
(Momento Espírita)

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Poeta...

Boa noite pessoas ! Hoje comemoramos o dia do POETA e, falar de poetas, para mim, é falar de Vinicius de Moraes, que eu carinhosamente sempre chamei de VINI, assim...simples, como esse carioca foi. Nascido à 19.10.1913, ontem Vini estaria completando 98 anos...daqui a bem pouquinho estaremos comemorando o seu "centenário". Nasceu em meio à natureza, no Jardim Botânico, um bairro lindo da cidade Maravilhosa...é dele o poema abaixo, intitulado : O POETA...nada melhor né, para comemorarmos a data...Uma serena e abençoada noite para todos nós.

A vida do poeta tem um ritmo diferente
É um contínuo de dor angustiante.
O poeta é o destinado do sofrimento
Do sofrimento que lhe clareia a visão de beleza
E a sua alma é uma parcela do infinito distante
O infinito que ninguém sonda e ninguém compreende.

Ele é o etemo errante dos caminhos

Que vai, pisando a terra e olhando o céu
Preso pelos extremos intangíveis
Clareando como um raio de sol a paisagem da vida.
 
O poeta tem o coração claro das aves
E a sensibilidade das crianças.
O poeta chora.
Chora de manso, com lágrimas doces, com lágrimas tristes
Olhando o espaço imenso da sua alma.
O poeta sorri.
Sorri à vida e à beleza e à amizade
Sorri com a sua mocidade a todas as mulheres que passam.
 
O poeta é bom.
Ele ama as mulheres castas e as mulheres impuras
Sua alma as compreende na luz e na lama
Ele é cheio de amor para as coisas da vida
E é cheio de respeito para as coisas da morte.
 
O poeta não teme a morte.
Seu espírito penetra a sua visão silenciosa
E a sua alma de artista possui-a cheia de um novo mistério.
A sua poesia é a razão da sua existência
Ela o faz puro e grande e nobre
E o consola da dor e o consola da angústia.

A vida do poeta tem um ritmo diferente

Ela o conduz errante pelos caminhos, pisando a terra e olhando o céu
Preso, eternamente preso pelos extremos intangíveis.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tocando em frente...


Boa noite pessoas ! Eis-me aqui, tentando escrever, após alguns dias ainda turbulentos e, sem dúvida, de muitas reflexões, após a "partida" de Divinha do mundo físico...hum rum ! Abri uma rádio ao acaso, para ouvir um pouco de música. É...abri...não tenho costume de manter arquivos de músicas no micro, sei lá por qual razão. E, estava tocando a música título da postagem, de Almir Sater...adoro essa música. Tem tudo a ver com muito do ocorrido em minha vida, passada ou presente.

Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Sempre fui muito afobado nas minhas atitudes e ações. Queria sempre mais, tinha pressa para alcançar um objetivo. Diante dos tropeços, chorava copiosamente, até mesmo diante das frustrações em relações afetivas/amorosas, "deitava" a rolar lágrimas. Sonhava alto e, desiludido por vezes, via esses sonhos esvanecerem-se. Orgulhoso, em certas ocasiões pedante e prepotente. Hoje me sinto mais forte , mais feliz, quem sabe, só levo a certeza de que muito pouco sei...ou nada sei...

Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das massas e das maçãs. Era esta a fórmula mágica. O início da mudança. Acordar e sentir a beleza do amanhecer, ouvir o canto dos pássaros, respirar o ar gelado da minha Curitiba, tomar um gole de café com pãozinho fresco. Saber de antemão que meu dia será aquilo que eu desejar, mentalizar, só depende de mim...de mais ninguém. Nós, e somente nós, possuímos a força necessária ( e interior) para movimentar as "peças de xadrez" no jogo da Vida. Ah ! Sim ! É preciso amor para poder pulsar, é preciso paz para poder sorrir, é preciso a chuva...para florir...

Hoje penso, que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente...Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou...estrada, eu sou !

Desejo que este fim de dia seja abençoado para todos nós, e nosso despertar amanhã seja sereno e FELIZ ! Hum rum...

sábado, 15 de outubro de 2011

O aluno agressivo e o Professor paciente...

Boa noite pessoas ! Não podia deixar passar em branco o dia consagrado aos nossos MESTRES, Professores e Professoras que, desde nossa mais tenra idade até o término de nossos estudos, nos conduzem ao mundo maravilhoso do SABER. À eles, uma mensagem do Momento Espírita e meu carinho/abraço especial, principalmente para minha mana Solange, minhas sobrinhas Jaqueline e Jeniffer e Mônica Maria (besos mi cariño). Tenhamos todos um abençoado fim de dia.
***************************************************************************

Havia um aluno muito agressivo e inquieto naquela escola.Ele perturbava a classe e arrumava freqüentes confusões com os colegas. Era insolente e desacatava a todos. Repetia os mesmos erros com freqüência. Parecia incorrigível. Os professores não mais o suportavam. Cogitaram até mesmo de expulsá-lo do colégio.
 
Antes disso, porém, entrou em cena um professor que resolveu investir naquele aluno. Todos achavam que era perda de tempo, afinal, o jovem era um caso perdido. Mesmo não tendo apoio de seus colegas, o professor começou a conversar com aquele jovem nos intervalos das aulas. No início era apenas um monólogo, só o professor falava. Aos poucos, ele começou a envolver o aluno com suas próprias histórias de vida e com suas brincadeiras.

De modo gradativo, professor e aluno construíram uma ponte entre seus mundos. O professor descobriu que o pai do rapaz era alcoólatra e espancava o garoto e sua mãe. Compreendeu que o jovem, aparentemente insensível, já tinha chorado muito e, agora, suas lágrimas pareciam ter secado. Entendeu que sua agressividade era uma reação desesperada de quem pedia ajuda. Só que ninguém, até então, havia decifrado sua linguagem. Era mais fácil julgá-lo do que entendê-lo.
 
O sofrimento da mãe e a violência do pai produziram zonas de conflito na memória do rapaz. Sua agressividade era um eco da violência que recebia. Ele não era réu, era vítima. Seu mundo emocional não tinha cores. Não lhe haviam dado o direito de brincar, de sorrir e de ver a vida com confiança. Agora estava perdendo também o direito de estudar, de ter a única chance de progredir. Estava para ser expulso do Colégio.
 
Ao tomar consciência da real situação, o professor começou a conquistá-lo. O jovem sentiu-se querido, apoiado e valorizado, pela primeira vez na vida. O professor passou a educar-lhe as emoções. Ele percebeu, logo nos primeiros dias, que por trás de cada aluno arredio, de cada jovem agressivo, há uma criança que precisa de afeto. Em poucas semanas todos estavam espantados com a mudança ocorrida. O rapaz revoltado começou a demonstrar respeito pelos outros.
 
Abandonou sua agressividade e passou a ser afetivo. Cresceu e tornou-se um aluno extraordinário. Tudo isso porque alguém não desistiu dele...

Não abandone seus sonhos...

Quando estabelecemos metas específicas é muito maior a nossa chance de conquistarmos nossos sonhos. Dedicação e empenho também são requisitos indispensáveis nessa dura jornada. No entanto, mais importante do que tudo é acreditarmos efetivamente na própria capacidade de atingirmos os objetivos propostos.

Muitos serão aqueles que, pelas mais variadas razões, colocarão obstáculos em nossa caminhada. Alguns dirão que nosso sonho é uma grande bobagem. Ou, ainda, que se trata de muito esforço à toa. Outros falarão que não somos capazes de alcançá-lo e que deveríamos optar por objetivos mais fáceis.

E assim, muitos desistem da luta, por medo, por preguiça, ou porque acreditaram nas previsões negativas dos outros. No entanto, nossos sonhos continuarão lá, dentro de nossos corações e diante de nossos olhares. Mesmo que deixemos de nos esforçar para ir ao encontro deles, eles permanecerão fazendo parte de nós, como uma tarefa não cumprida.

Projetos nobres e ideais justos não devem ser abandonados nunca. Convictos de sua importância perante a vida, esforcemo-nos para alcançá-los, não importando quantas tentativas sejam necessárias para isso...hum rum !


(Momento Espírita)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia de Luz...

Boa noite pessoas ! Dia da criança, de Nossa Senhora Aparecida, dos 80 anos do CRISTO REDENTOR...Dia também para reflexão, principalmente quando não estamos "bem", meio "caídos", desanimados. Nada melhor então, que esta mensagem, extraída do Livro Repositório de Sabedoria, pelo Espírito de Luz Joanna de Angelis. Um abençoado fim de feriado para todos nós, e um restinho de semana sereno e feliz...

***************************************************************************

O despertador toca e você acorda. Abre os olhos e torna a contemplar as mesmas cenas do ontem. Pela sua mente ágil, as dores sofridas passam em cenário cinematográfico. Você sente o corpo dolorido e cansado. Na boca, o gosto da amargura, que como fel,  lhe fere o paladar.Novo dia... Contudo, embora a noite de sono, não serão novas as lutas.

Os problemas financeiros não se solucionaram no intervalo de algumas horas. A enfermidade que se abateu em seu lar não partiu. Ao contrário, você a sente mais presente do que nunca, nos gemidos que já lhe chegam aos ouvidos. Há que erguer-se do leito e retornar às lutas. A mesma luta. Você sente desânimo e pensa: Por que Deus não me tirou a vida, enquanto dormia? Sinto-me exausto. Não desejo mais sofrer, nem lutar.

No entanto, os minutos correm céleres e é preciso retomar as atividades. Entre a tristeza e o desalento, você se ergue e abre a janela. Neste instante, o sol lhe bate em cheio na face e ilumina o seu quarto. Faz-se luz e a luz espanca as trevas. É novo dia! - Informa-lhe o sol. Há alegrias no ar!  - Cantam os pássaros. A brisa da manhã o envolve e a natureza toda o convida a reformular suas disposições íntimas.

Pare um instante. Encha os seus pulmões com o ar renovado da manhã. Respire profundamente. Contemple o azul do céu e dirija ao Criador a sua prece. Prece de gratidão por mais um dia no corpo. Em vez de rogar a Deus que lhe tire a vida, rogue-Lhe forças para o combate. É dia novo. Você não pode imaginar o que a Divindade lhe reservou para hoje. Pense em quantas pessoas almejariam estar em seu lugar, agora. Enfermidade, dor, desemprego são problemas a serem administrados e equacionados, ao longo da existência.

Recorde que a Divindade lhe providenciou um dia de luz para você treinar, outra vez, disciplina, paciência, perdão. Não perca a oportunidade. Não jogue fora as chances de crescimento e resgate. E hoje, enquanto você sofre, luta e espera, alegre-se com os sons da vida, com o sorriso das crianças, com o colorido da Natureza que o Pai Criador dispôs especialmente para você.

Sorria. As lutas poderão ser semelhantes, mas não idênticas. Porque dia como este nunca houve e não haverá outra vez. Deus não se repete. Detenha-se a descobrir detalhes e observe a riqueza que o circunda. Amigos, colegas, brincadeiras, abraços. Nada será igual ao que já foi. Desfrute deste dia integralmente, porque dia igual a este só se vive uma vez. 

Cada dia é bênção nova. Cada minuto é oportunidade espontânea de crescimento.

Pense nisso! 

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de  Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe  Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora. Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.

O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o Santuário de Aparecida.

CRISTO REDENTOR - 80 anos...


Nada melhor que a canção de Tom Jobim, Samba do Avião, para homenagear os 80 anos de inauguração da estátua do CRISTO REDENTOR que todos os dias abençoa o povo carioca e o Brasil inteiro.

Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro, estou morrendo de saudades
Rio, seu mar, praia sem fim...Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você, a morena vai sambar
Seu corpo todo balançar...Rio de sol, de céu, de mar
 
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão...Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar, seu corpo todo balançar
 
Aperte o cinto, vamos chegar...Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós, pousar...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Música para a Alma...

Magnífica interpretação de Katharine McPhee, no American Idols, para a imortal canção do filme "O Mágico de Oz", com Judy Garland (Dorothy). Música para este fim de terça-feira, para a alma e o espírito. Tenhamos todos um sereno feriado no dia consagrado à Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

domingo, 9 de outubro de 2011

As chuvas dos olhos...


Há quanto tempo você não chora? Há quanto tempo seus olhos não são inundados por lágrimas, por estas pequenas gotas que parecem nascer em nosso coração? Há quanto tempo?

Assim como o fenômeno natural da precipitação atmosférica, a chuva, realiza o trabalho de purificar a terra, a água e o ar, também nossas lágrimas têm tal função. A de limpar nosso íntimo, a de externar nossas emoções, sejam elas de alegria ou de pesar. Precisamos aprender a expressar nossos sentimentos...

Nossa cultura possui conceitos arraigados, como o de que homem não chora, ou que é feio chorar, que surgem em nossas vidas desde quando crianças, na educação familiar, e acabam por internalizarem-se em nossa alma, continuando a apresentar manifestações na vida adulta. Sejamos homens ou mulheres na Terra, saibamos que todos rumamos para a busca da sensibilidade, do autodescobrimento e da expressão de nossos sentimentos.

Tudo que deixarmos guardado virá à tona, cedo ou tarde.

Se forem bons os sentimentos contidos, estaremos perdendo uma oportunidade valiosa de trazê-los ao mundo, melhorando nossas relações com o próximo e conosco mesmo. Se forem sentimentos desequilibrados, estaremos perdendo a chance de encará-los, de analisá-los, e de tomar providências para que possam ser erradicados de nosso interior.

As barreiras que nos impedem de nos emocionar, de chorar são, muitas vezes, as mesmas que nos fazem pessoas fechadas e retraídas. Barreiras que carecemos romper para que nossos dias possam ser mais leves, mais limpos, como a atmosfera que recebe a água da chuva e nela encontra sua purificação. As chuvas dos olhos fazem um bem muito grande...

Desabafar, colocar para fora o que angustia nosso íntimo ou o que lhe dá alegria é um exercício precioso. Um hábito salutar. Dizer a alguém o quanto o amamos, quando este sentimento surgir em nosso coração - mesmo sem um motivo especial -, será sempre uma forma de fortalecimento de laços. De construção de uma união mais feliz e, principalmente, um recurso para elevarmos nossa autoestima, nosso autoamor.

Uma semana de muita serenidade e Paz para todos nós...hum rum !
(Do Momento Espírita)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A força que vem do AMOR...


Boa noite pessoas ! Há alguns meses eu tenho este texto na "cabeça" mas, não me perguntem porquê, não conseguia postá-lo aqui. Quiçá tenha sido por falta de um tempo maior para sentar e escrever ou, então, o fato de que as coisas "pensadas" me emocionam, e muito...aí, fui deixando para depois...depois...depois...Agora é a hora...

Inegável que a perda de um ente tão querido, como no meu caso Mamãe Diva, mexe com a gente. Os últimos momentos passados ao seu lado estão gravados em minha memória, e permanecerão por meus últimos anos nesta vida carnal também. Lembro quando retornei para Curitiba, após minha separação, em 2002. Daqui a alguns meses serão 10 anos. Neste tempo e, principalmente, nos primeiros dois anos, Diva seguidamente me perguntava se eu estava bem. Creio que preocupava-se pelo fato de estar afastado fisicamente dos meus dois filhos, Rulian e Talita e, certamente, em relação à minha sobriedade.

Quando lhe falei, em 2003, que estava apaixonado novamente e iria conhecer uma mulher que conheci na net ela, à principio, ficou surpresa, assim como muitos de meus parentes. "Essa coisa" de Internet não dá certo "...diziam...Mas, ignorando todas opiniões e preconceitos, de mala e "cuia" como dizemos no Sul, parti um dia ao encontro desse amor, no Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, que há muito eu não visitava...

O que senti, o que vivi, o que guardei na memória e no coração, em relação à este romance, certamente é enredo para um ótimo livro, um excelente filme...Quem (amigos da Net e da vida real) acompanhou e acompanha a minha/nossa história, sabe bem do que estou falando. Sabem que Mônica foi a "divisora de águas" em minha vida. Quem um dia foi minha musa inspiradora para tantos sonetos e poemas, hoje é força motriz para meus dias.

Houve tempo de muito apego, da minha parte. Tempo de carência afetiva, de ânsia em falar com ela, uma necessidade absurda de transferir meus problemas (vejam bem, não dividir...transferir) para ela. Enxergava-a como uma rocha encravada em fortaleza inexpugnável, e necessitava loucamente ter aquela base sólida junto comigo, esquecendo-me por vezes de que ela era tão frágil quanto eu...humpft!...Já pedi perdão por isso, e fui perdoado...mas precisava "dizer-lhe" isso mais uma vez...

Hoje, lamento pelos tantos dias e meses que "perdi", ao seu lado, por simples birra e teimosia, um cadinho de ciúmes, e um tantão de incompreensão...Mas, sorrio e alivio meu coração, quando recordo as tantas outras vezes em que nos permitimos simplesmente voltarmos a ser adolescentes, nos longos passeios por Madureira, no Parque das Águas (com direito a foto "de abelhinha" e tudo...hehehe) em São Lourenço ou então pelas ruas do Campinho...estamos em constante sintonia, fina..."percebemos" quando algo de errado ocorre na vida do "outro"...foi Mônica quem "segurou" a barra na madrugada do dia em que Diva nos deixou...

Elas se falaram algumas vezes por telefone...Diva tinha um carinho muito grande por Mô, não descuidava em me exigir o uso da pulseira de aço que fizemos há anos atrás, com as letras iniciais de nossos nomes...Em várias ocasiões, Mô enviou "mimos" para Divinha, por Sedex, mimos estes que ela guardava com muito zelo e amor...Era recíproco esse carinho e cuidado !

Duas das mulheres de minha vida ! Duas almas generosas e sensíveis ! Dois amores, imortais !

domingo, 2 de outubro de 2011

O verdadeiro AMOR...

O amor verdadeiro tem lentes especiais para ver o outro. Vê, além da aparência física, a essência. E assim, ama o que é real. A aparência física pode se modificar a qualquer tempo. A beleza exterior pode vir a sofrer muitos acidentes e se modificar, repentinamente.

Quem valoriza o interior do outro é como um hábil especialista em diamantes que olha a pedra bruta e consegue descobrir o brilho da preciosidade. É como o artista que acaricia o mármore, percebendo a imagem da beleza que ele encerra em sua intimidade.

Este amor atravessa os portões desta vida e se eterniza no tempo, tendo capacidade de acompanhar o outro em muitas experiências reencarnatórias.

Este é o verdadeiro amor...hum rum !

(Momento Espírita - Repositório de sabedoria - Joanna de Ângelis)

sábado, 1 de outubro de 2011

Lembranças de Diva (Parte II)


Boa noite pessoas ! Nove dias sem Divinha ao nosso lado. Hoje, enquanto eu trabalhava, um Senhor me abordou perguntando sobre a linha de produtos da Marilan, da qual sou Promotor. Os biscoitos Marilan, gostosos por demais (não é propaganda não..). Disse-me que pretendia fazer uma doação ao Hospital Erasto Gaertner, onde Diva desencarnou e onde fez o tratamento do seu Câncer de Mama. Apresentei a linha de biscoitos doces e, posteriormente, a de salgados. Comentei que o pessoal do Voluntariado do HEG colocava um mix de biscoitos em saquinhos plásticos para servir aos pacientes e acompanhantes pela manhã, e à tarde também, juntamente com o Chá tradicional.

Ele levou os nossos biscoitos Maizena e Cream Cracker. E aí um filminho passou em minha cabeça, recordando as tantas vezes em que acompanhei Mamãe ao HEG e, ao se aproximar a hora de servirem o cházinho com biscoitos e pãezinhos com margarina, Divinha sempre me alertava para pegar o pacotinho dos biscoitos para mim, mesmo que não os comesse, assim ela guardava para comer mais tarde em casa, ou então dividia com os netos...humpft !

Muitas vezes, após pegarmos o lanche, íamos sentar à sombra de algumas árvores que existem no complexo Hospitalar do Erasto. Foram horas sentados ali, lado a lado, falando sobre um tudo, desde os problemas da família, lembranças de tempos idos, o tratamento em si...e tantas outras coisas. Seu semblante nunca expressou desespero, medo, tristeza. Mesmo quando derramava algumas lágrimas ao lembrar de algo, não eram com a intenção de parecer triste, amarga. Era só emoção, pura emoção...

Sinto falta de seus olhos azuis a me fitar. Da sua expressão de contrariedade quando eu a questionava sobre algumas coisas dos tempo idos, e a sua felicidade em me ver bem, sóbrio, firme no propósito que iniciei há 10 anos atrás. Sinto sua ausência física, mas tenho exercitado "conversar" com ela em pensamento, orando sempre, rogando ao Pai que cuide direitinho de Mainha...hum rum !

Um abençoado domingo para todos nós !

UBUNTU...

Ubuntu é uma antiga palavra africana, cujo significado é humanidade para todos. Ubuntu também quer dizer sou o que sou devido ao que todos nós somos.

Que bela filosofia! Totalmente acorde ao amor ao próximo como a si mesmo, ensinado por Jesus. Como posso ser feliz tendo tanto se meu irmão padece fome e frio? Como posso ser feliz enquanto meu irmão padece por falta de medicamentos? Por que devo desejar tudo para mim e não deixar nada para meu irmão?

Verifiquemos como, em tantas oportunidades, nós mesmos, na qualidade de pais, incentivamos nossos filhos a apanharem tudo que podem para si. Basta que recordemos das festinhas, onde são distribuídos brindes e guloseimas. Alguns pais chegam a entrar na brincadeira para conseguir algo mais para os seus filhos. Estamos incentivando o egoísmo em detrimento do amor ao próximo, do partilhar, do ficar feliz repartindo com o outro.

Isso é um grande promotor do tudo para mim, sem me importar com o semelhante. Pensemos nisso e principiemos a vivenciar mais o partilhar, o dividir, ensinando, ao demais, nossos filhos, desde pequeninos, a assim proceder. Recordemos que todos ansiamos por um mundo melhor, mais justo. Façamos a nossa parte, desde o hoje.

(Momento Espírita)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...