.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Amor que não acaba...

Até que ponto vai a capacidade de amar do ser humano? Quanto tempo dura o amor? Um poeta da música disse, certa vez, que o amor é eterno enquanto dure. E todos os desiludidos, os traídos e abandonados têm impressões muito próprias a respeito do amor, onde a tônica principal é de que amor eterno não existe.

Contradizendo tudo isso, alguns fatos, que a mídia televisiva ou impressa nos traz, afirmam que o amor verdadeiro é uma sinfonia inigualável. Foi com esse sentimento que Chris Medina, um rapaz de vinte e sete anos, se apresentou em um programa de talentos, cantando uma música de sua autoria. Os versos diziam mais ou menos assim:

Onde quer que você esteja, estou perto. Em qualquer lugar que você vá, eu estarei lá.
Toda vez que sussurrar meu nome, você verá como mantenho cada promessa. Que tipo de cara eu seria se fosse embora, quando você mais precisasse de mim?
O que são palavras se você realmente não acredita nelas quando as diz? Se são apenas para os bons momentos, então elas nada são.
Quando há amor, se diz em voz alta e as palavras não vão embora. Elas vivem mesmo quando partimos.
Eu sei que um anjo foi enviado apenas para mim. Sei que devo estar onde estou. E vou permanecer ao seu lado esta noite.
Nunca partiria quando você mais precisa de mim.
Vou manter meu anjo perto para sempre.

Ele não conseguiu vencer todas as etapas do concurso, sendo eliminado, em determinada fase, mas sua história levou às lágrimas os jurados e o público presente. Porque a sua composição retrata exatamente o seu drama e sua decisão pessoal. É uma verdadeira declaração de amor. Ele estava noivo e há dois anos pediu em casamento Juliana Ramos. A jovem bela, entusiasta. Formavam um casal primoroso.

Dois meses antes do casamento, no dia dois de outubro de 2009, o carro de Juliana foi atingido por um caminhão. Ela quase não sobreviveu. Uma grave fratura no crânio desfigurou seu rosto e a transformou em uma mulher com muitas limitações físicas. Foi-se a beleza, a agilidade, o sorriso fácil, as caminhadas, a dança, a alegria de todas as horas. Ele permaneceu ao lado dela. Leva-a consigo para onde vá. E faz shows para arrecadar fundos para o tratamento de que ela necessita.

E isso ele externaliza cantando e agindo...

*   *   *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *  *

Quando se ama a beleza e ela se vai, o amor acaba. Quando se amam as formas perfeitas, a plástica, as linhas harmônicas do corpo e tudo isso se vai, o amor também se esvai. Quando se amam aparências e outra realidade se apresenta, o amor acaba. Quando se ama a transitoriedade, o amor fenece quando as situações se alteram.

Mas, quando se ama a essência, nada diminui o sentimento. Esse amor é companheiro, solidário, se esmera para que o outro se sinta bem, seja feliz. A sua é a preocupação de fazer a felicidade do outro. Amor assim se perpetua no tempo, independente da soma dos anos, da multiplicação das rugas ou da diminuição da agilidade.

É o amor que sabe envelhecer junto e quanto mais passa o tempo, mais se solidifica.

(Momento Espirita)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Que significa a Vida ?


Certa feita, um jovem aprendiz, sedento das coisas da vida e de seus mistérios, dirigiu-se ao velho sábio da aldeia, interpelando-o:
- Mestre, o que significa a vida?

A pergunta, aparentemente simples, fez com que o ancião refletisse profundamente em torno das longas décadas que caminhara pela existência.
- A vida, meu filho, é apenas uma escola. - Respondeu, calando-se em seguida.

Pela resposta inusitada e breve, o jovem esperou algo mais e, como o silêncio se fizesse longo, não resistiu e tornou a questionar:
- Mestre, como pode a vida ser uma escola, se tantos morrem analfabetos, se outros não têm oportunidade de frequentar uma sala de aula e muitos nem sequer entendem a importância do estudo?

- No entanto, redarguiu o velho mestre, não há quem passe pela vida sem ter a oportunidade de valiosas lições. É verdade que muitos se veem analfabetos ao longo da existência ou pouca oportunidade de estudo se lhes apresenta. Porém, as lições da vida não são somente para o cérebro. Muitas delas e, talvez, as mais importantes, são para o coração.

- Quando conseguimos calar perante a ignorância alheia é a lição da humildade e paciência que a vida nos oferece. Quando nos tornamos solidários, temos compaixão, auxiliando alguém em dificuldade, é a lição do amor fraterno que a vida nos oportuniza.

- E quando as dores da alma nos chegam, como a rasgar nossas entranhas, parecendo nos dilacerar e aguardamos e esperamos, é a lição da fé e resignação que a vida nos apresenta. Assim meu filho, ninguém pode passar pela existência alegando que não teve oportunidades excelentes de aprendizado.

- O que pode ocorrer é que muitos de nós somos alunos ainda muito indisciplinados e rebeldes para essa escola abençoada. Mergulhados nas ilusões de que o mundo é apenas um parque de diversões, no qual se deve usufruir de todos os prazeres fugidios que ele nos ofereça, poucos nos damos conta das importantes lições da vida.

- Devemos encarar cada dia que se inicia como nova oportunidade de aprender coisas para a mente, mas também para o coração. Afinal, dia virá em que seremos convidados a nos apartar do corpo que nos serve, nesta existência, e seguiremos apenas com aquilo que conseguirmos carregar, na mente e no coração.

Por isso podemos dizer que o hoje é a oportunidade para a construção de dias futuros felizes, ou um amanhã de tristezas, quando aportarmos do outro lado da vida. Tudo dependerá do aproveitamento das lições. E do que guardarmos em nossa intimidade.

- Assim, meu filho, podemos dizer que o céu ou o inferno, a felicidade ou a desdita depois desta vida estão somente em nossas mãos, em bem ou mal aproveitarmos as lições desta escola.

Finalizando sua explicação, o velho ancião afastou-se, dando oportunidade para o jovem ficar a sós, repassando na mente as profundas reflexões do mestre sábio...

(Momento Espirita)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O Rio esteve (e ainda está) em festa...

Boa noite pessoas ! Ontem, não consegui postar...hum rum. Mas não deixaria passar em branco data tão especial para mim. Foi o dia do aniversário de Dona Neyde, mãe de Moniquinha. Contou-me ela (Mônica) hoje, que foi uma festança quelá pras bandas de Madureira. Justíssima homenagem a essa Mulher maravilhosa, dona de um sorriso capaz de desarmar qualquer desafeto e, acima de tudo, legítima proprietária, meurmão, de uma gargalhada que ainda "escuto" sempre que me recordo dos bons momentos passados no seio de sua familia. 70 anos de muita luta e muita coragem, de muita fé  e muita bondade. Parabéns Dona Neyde...

Deus a abençoe, mantendo-a sempre no caminho do BEM, com muita saúde e alegrias, serenidade e humildade, amor...e LUZ ! Um beijo carinhoso e saudoso do meu, para o seu, coração !

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ser transparente...

Às vezes, nos perguntamos por que é tão difícil ser transparente. Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero e não enganar os outros. No entanto, é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que sentimos. É desnudar a alma, deixar cair as máscaras e baixar as armas. É destruir os imensos e grossos muros que insistimos tanto em levantar e permitir que toda a nossa doçura aflore, desabroche e transborde.

Infelizmente, quase sempre, a maioria de nós decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza que exporia toda a fragilidade humana. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam da profundeza do nosso ser. Preferimos nos perder na busca insensata por respostas imediatas a simplesmente nos entregar diante de Deus e admitir que não sabemos todas as respostas, que somos frágeis, que temos medo.

Por mais doloroso que seja construir uma máscara que nos distancia cada vez mais do que realmente somos e de Deus, preferimos manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção. E vamos nos afogando mais e mais em atitudes, palavras e sentimentos que não condizem com o nosso verdadeiro eu. Não porque sejamos pessoas falsas, mas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está nossa brandura, nosso amor mais intenso.

Com o passar dos anos, um vazio escuro nos faz perceber que já não sabemos oferecer e nem pedir aos que nos cercam o que de mais precioso temos a compartilhar: a doçura, a compaixão e a compreensão. Muitas vezes sofremos e nos sentimos sós, imensamente tristes e choramos sozinhos, num silêncio que nos remete à saudade de nós mesmos. Saudade daquilo que pulsa e grita dentro de nós e que não temos coragem de mostrar àqueles que nos querem bem e que nos amam.

Aprendemos que nos mostrar com transparência é sinal de fraqueza, é ser menos do que o outro. Na verdade, se agíssemos deixando que a nossa razão ouvisse o nosso coração, poderíamos evitar muita dor...hum rum !

Tenhamos todos um abençoado fim de dia e uma sexta-feira serena e FELIZ !

(Momento Espírita)

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Curitiba e Pariquera-Açú em festa...

Hoje niver de Elâine (Nana)...hum rum...a bonitona da foto, filha de minha querida amiga Neide. O que te desejo, Nana,  de coração, é que DEUS siga lhe abençoando e mantendo no caminho do BEM, com esta mesma alegria que lhe é peculiar, com bastante saúde e paz, com muito Amor e muita humildade, trilhando devagarinho sua trilha ao alcance do sucesso pessoal e profissional, porque tu mereces.

Um beijo carinhoso Nana ! FELIZ NIVERRRRRRRRRRRRRRRRRRR !

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Flor de estufa...

É natural o desejo de viver em paz e ser feliz. Todos almejam levar a vida sem maiores percalços e desafios. Entretanto, a realidade é bem diversa. Qualquer que seja o contexto econômico ou social em que a criatura se apresente, ela enfrenta alguns problemas. Esse fenômeno precisa ser entendido em sua justa configuração. O instinto de conservação, inerente aos seres vivos, indica-lhes que devem buscar preservar-se ao máximo.

Trata-se de um recurso providencial, para que bem aproveitem a experiência terrena. Caso não se cuidem como podem e devem, correm o risco de perecer antes do tempo. Com isso, deixam de aprender a lição do momento em sua integralidade. Ocorre que o aprendizado e o aprimoramento são a finalidade do existir. O Espírito não renasce para se recrear, mas para se melhorar.

Assim, a condição de flor de estufa não lhe assenta...

Se fosse para permanecer em doce repouso, não necessitaria de um corpo físico. As injunções materiais tornam necessárias certas atividades que viabilizam o progresso. Porque precisa se manter, o homem disciplina-se a trabalhar. Como os postos de trabalho são disputados, ele se habitua a estudar e a se aperfeiçoar constantemente. Para se manter no emprego, precisa respeitar inúmeras regras. Com isso, gradualmente incorpora em seu ser diversas virtudes.

Disciplina, polidez, humildade e todos os valores e talentos humanos não são presentes, mas conquistas...Em sentido geral, as exigências ordinariamente se apresentam. Algumas crises sempre precisam ser vividas e superadas. Nesse contexto de desenvolvimento amplo e constante, dificuldades não são tragédias. Elas representam uma lição preciosa...

Todo Espírito possui um destino glorioso. Nele dormem os princípios das virtudes angélicas. Constitui uma tola ingenuidade achar que se transitará pela vida ao abrigo de preocupações. Os problemas que surgem não são injustiças e nem perseguições. Seu sereno enfrentamento, em contexto de dignidade, é o próprio objetivo da existência.

O homem não pode ser uma flor de estufa, delicada e de pouco perfume...

Seu destino é se assemelhar a uma árvore frondosa, de madeira perfumada, cheia de frutos e flores. Integralmente útil, qualquer que seja o contexto. Na pobreza, pleno de dignidade e com muito amor ao trabalho. Na abastança, modesto e disposto a partilhar e a se fazer instrumento do progresso.

Assim, não se ressinta dos desafios que se apresentam em sua vida. Entenda-os como testes cuja solução exige apenas disciplina e serenidade...hum rum ! Tenhamos todos um abençoado fim de dia e um amanhecer RADIANTE !

(Momento Espírita- 20.06.2011)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...