O homem ideal - afirmou Aristóteles - sente alegria em fazer favores aos outros. O que está por trás de um favor? Talvez tenhamos, como sociedade ansiosa e inquieta que nos tornamos, atribuído um valor insignificante a ele. Por isso, cabe refletir com mais tempo sobre o tema. Por trás de um favor, seja ele pequeno ou grande - como se diz - há um movimento fundamental: a doação. Doação que começa pela atenção, passa pelo tempo despendido e, por vezes, chega a conteúdos maiores ainda.
Toda vez que prestamos um favor a alguém estamos, de certa forma, dizendo que naquele momento, o da ação em prol do outro, ele é mais importante do que nós. Deixei de fazer o que estava fazendo pelo outro. Dividi meu tempo com o outro. Sacrifiquei-me, de alguma forma, pela outra pessoa. Esta postura é das mais nobres que existe pois constitui a essência da caridade.
Obviamente estamos considerando aqui o favor desinteressado, realizado pelo prazer de ajudar, de contribuir com a felicidade do outro. Qualquer outra modalidade de favor passa a perder a essência desta ação benévola e podemos chamar de algum outro nome que não este, obedecendo à linha de razão de nossa breve análise.
Um outro detalhe que vale a pena ser analisado, no mundo dos favores, é a recompensa íntima imediata que nos trazem. Há um sentimento - que na maioria das vezes passa rapidamente pelo nosso coração - de prazer, de alegria. É a alegria do chamado homem ideal de Aristóteles, que percebe sua consciência identificando uma ação no bem.
O que acontece nesses momentos - ainda breves na vida da maioria de nós - é uma celebração da consciência, bem lá onde estão escritas as Leis de Deus. Ela percebe a Lei do amor sendo vivenciada com beleza e envia-nos o sentimento de satisfação, de alegria, de prazer. Não há quem não se sinta bem fazendo o bem. E nos favores existe o bem sendo praticado em diversas nuances distintas.
Cada um tem seus deveres, responsabilidades e precisa dar conta deles, é certo. Mas, porque não posso, em alguns momentos, ajudar o outro a conseguir cumprir suas tarefas? O sacrifício que iremos fazer - quando houver realmente sacrifício - é muito pequeno, perto da alegria de ter sido útil na vida de alguém. Não façamos pela recompensa. Não façamos pelo reconhecimento. Façamos pelo prazer de ajudar.
Perceberemos que a vida nos retribui constantemente os favores que prestamos, pois quando estamos a fazer algo por alguém, de coração, sem segundas intenções, uma aura de paz nos envolve e nos protege. Naquele instante somos como que missionários do amor na Terra. Somos soldados da paz, modificando o mundo, espargindo o bem pelos cantos.
Da próxima vez que você ouvir as palavras: Você me faz um favor? - pense bem antes de negar. Veja em cada pedido desses uma oportunidade de ser mais feliz...Hum rum !
(Momento Espírita)
2 comentários:
Realmente Fernando.. quando nos disponibilizamos em ajudar o outro, sempre nos fica uma sensação de paz e alegria.. e essa sensação certamente é a nossa grande recompensa.
Beijocas em seu coração..
Verinha
Olá Nando! Tudo bem?
Então quer dizer que em breve teremos um aniversariante por aqui...hum rum!!! rs
ESpero desde já o dia para lhe parabenizar...
Ahh..o texto "Moreno" do meu blog ..rsrs... é um jeito especifico de falar de uma maneira geral..rs..entendeu? Não?rs... é apenas uma acarinhada de falar não da cor morena em si... mas dos encantos de vcs Homens, que nos inspiram, inclusive, vou publicar, caso me lembre, mais tarde, uma homenagem a vcs homens que completam nossa vida...
Bom, e referente as postagens...li e já estou em dias..rs e não pense que passou despercebida a data do seu niver..rs...quantas velinhas vai no bolo em?rs
E sobre o moento espirita de hj, creio que ajudar e ter compaixão daqueles que precisam desde alguem que escute seus desabafos até alguem que necessite de favores maiores, é um ato que purifica nossa alma, como um rio de água limpida, nos faz sentir uteis ao universo...
-------------
E a vida por ai na sua terra tbm esta corrida Nando? Por que a minha aqui...ulalá..rs
Até que se torna divertido.
Forte abraço pra ti anjo de luz, tuuudo de bom em sua vida. Ahhh, o abraço é daqueles, MMMeeeGGGaaaAAAA apertados..rs
Se cuida, já estou agendando aqui o niver de um irmão vindo das estrelas.
bjão neste coração de ouro.
Inté
Postar um comentário