.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Para Reflexão !

Deus dotou os Espíritos do princípio de todos os dons. Entretanto, os criou em estado de simplicidade e ignorância. Cada um deve desenvolver a própria potencialidade, por seu mérito e esforço. Nesse processo de aprendizado, a Terra funciona como um educandário.

Os Espíritos que se situam em determinada faixa evolutiva nela encarnam para terem as experiências de que necessitam. A vida humana não é feita de acasos. A família em que se nasce, o meio social em que se vive, certas experiências marcantes, tudo isso é planejado. Antes de encarnar, o Espírito é auxiliado a perceber suas dificuldades e se dispõe a enfrentá-las.

Ele verifica as áreas em que necessita burilar-se e programa a próxima existência terrena. Assim, quem se deixou tomar pelo orgulho encaminha-se para uma vida obscura. Aquele que chafurdou na promiscuidade enfrenta bloqueios e complexos na área da sexualidade. O rico avarento do passado programa viver a experiência da pobreza.


Outros ressurgem em posições de destaque, a fim de se dedicarem à causa do bem. Tentados por facilidades e distrações, necessitam encontrar forças para utilizar seus recursos em favor do próximo. A beleza, o poder e a fortuna são provas difíceis, pois freqüentemente instigam o orgulho e o egoísmo. Muitos fracassam quando passam por tais experiências.

Mas a realidade é que a vida terrena destina-se a promover o aprimoramento do caráter e do intelecto. Ela é fruto de um sério planejamento. Entretanto, nem tudo está pré-determinado.

O livre-arbítrio é preservado e cada um responde pelas resoluções que toma e pelos atos que pratica. Do mesmo modo, nem todas as ocorrências são antecipadamente previstas.

As pessoas com quem se convive não são necessariamente partícipes de um passado comum. O certo é que o Espírito é inserido em dado contexto, no qual se defronta com situações que precisa resolver.

Mas cada qual vive o que necessita. As próprias tarefas são difíceis porque correspondem a áreas de dificuldade. Para seguir adiante, é necessário fazer a lição do momento. Assim, pare de se debater com as exigências de sua vida. Não procure fugir de seus problemas e aflições.

Dedique-se antes a resolvê-los, a fim de libertar-se deles.

Se a vida lhe pede paciência em face de situações inelutáveis, seja paciente.

Empenhe-se firmemente em burilar o seu caráter.

Adote um patamar nobre de conduta e jamais se afaste dele.

Você nasceu para amealhar virtudes, para ser digno e bondoso.

Essa é a sua tarefa.

Pense nisso.
(EQUIPE MOMENTO ESPÍRITA)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...