.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

E enquanto isso, nas ruas do Brasil...

Mais de 1 milhão de pessoas estão entregues à própria sorte, utilizando "ene" drogas ilícitas mas, principalmente, o CRACK. Em nosso encontro de amigos conversei muito sobre o assunto com ANDRÉ. Ele atualmente é Diretor do IPTA (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo) em Campo Largo, e prometi que em breve lá estarei para dar umas palestras para os internos. Atualmente o Instituto abriga também usuários do Crack.

O crack é uma mistura de cocaína em forma de pasta não refinada com bicarbonato de sódio. Esta droga se apresenta na forma de pequenas pedras e pode ser até seis vezes mais potente do que a cocaína. O efeito do crack dura, em média, quinze minutos.

Sua principal forma de consumo é a inalação da fumaça produzida pela queima da pedra. É necessário o auxílio de algum objeto como um cachimbo para consumir a droga, muitos desses feitos artesanalmente com o auxílio de latas, pequenas garrafas plásticas e canudos ou canetas. Os pulmões conseguem absorver quase 100% do crack inalado.

Falta uma política pública mais rigorosa e eficaz (promessa do próximo governo petista) que vise buscar a recuperação humana e social desses nossos milhares de irmãos. Enquanto isso em Brasilia, no conforto das Câmaras dos Deputados e Senadores, todos são só sorrisos, já que ano que vem estarão "abocanhando" uma graninha legal né ?...Humpft !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...