.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

E, aos 27 anos, eles partiram...precocemente...

Falando francamente, eu ia postar sobre a atual "expectativa de vida" de nossa gente...Era uma coisa que vim pensando no busão do centro até em casa, quando admirava um casal idoso sentado ao meu lado, sorridentes e em boa forma, física e mental/cultural (ouvi trechos de conversas). Daí, de repente, passávamos por uma Loja de instrumentos musicais e lá estava, enorme, na parede grudado : um poster de JANIS JOPLIN ! Impossível não passar um filme pela tua cabeça...néka de pitibiriba...é batata !

Automaticamente a geração sexo, drogas e rock'n roll, a turma da paz e do amor, dos cabelos longos, das roupas multicoloridas, e da música irreverente e apaixonante, como se num passe de mágica está ali, martelando sons em teu cérebro, fazendo as mãos se movimentaram pelo cano gelado à sua frente (que serve de apoio nos bancos), dedilhando teclas inexistentes, num compasso mavioso, regido apenas pela lembrança...e também pela saudade, claro !

Daí lembrei de uma fatídica coincidência (sic) : Janis Joplin, Jimi Hendrix, Brian Jones e Jim Morrison, ícones daquela juventude transviada, da qual eu fazia parte, desencarnaram precocemente aos...27 anos ! Loucura né ? Além disso, as "causas mortis" nunca foram verdadeiramente identificadas. Excesso de álcool e anfetaminas, uma vida sexualmente desregrada e boêmia, os inúmeros compromissos e seus estresses naturais, além da típica "solidão" de quem se vê muito jovem no auge de uma carreira mas não se encontrou ainda como ser humano, foram com certeza fatores que apressaram a morte dessa troupe de artistas.

Brian foi um dos fundadores dos THE ROLLING STONES, e o único no início da banda (1962) que sabia ler e escrever partituras. Janis será sempre lembrada por sua voz rouca, forte e marcante, que a diferenciava das demais cantoras da época e, também, pelas canções que expressavam dor e perda e que costumava cantar. Jimi ainda é considerado o maior guitarrista da história do rock. Canhoto, aos 16 anos ganhou de seu pai um Ukelele, instrumento de 4 cordas oriundo do Havaí e, posteriormente, uma guitarra acústica. Possuía sangue Cherokee (índio americano), advindo daí provavelmente o seu "sangue quente" na hora de empunhar a guitarra e tirar aqueles sons que encantaram a minha, e as futuras gerações. Jim Morrison era cantor, compositor e poeta norte-americano, e se tornou o vocalista da Banda THE DOORS. Recusou várias propostas para fazer uma carreira solo, visto a sua capacidade de escrever letras, pois não se sentia confortável longe dos colegas de Banda.

Era isso...muito mais daria para escrever e descrever (auxiliado pelo Wikipédia). Mas já deu para matar saudades dos tempos em que eu também tive uma calça colorida listrada (era verde/rosa/branca) e utilizava faixas para segurar as longas madeixas, que penteava ao meio e deixava "escorrer" pelos ombros...hehehehe ! É sério...pergunta aê pra meus manos...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...