.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os sentimentos do outro...

Muitas vezes nosso olhar sobre o outro, sobre suas atividades e sentimentos, é extremamente superficial. O egoísmo em nós ainda cega para as necessidades do outro, e isso, num relacionamento a dois, é fator preponderante para o fracasso. Necessário que deixemos as cavernas de nossas preocupações pessoais para conhecer outras moradias, nos aproximando do outro.

Nesse caminho sempre seremos presenteados com o sol do dia, que nos fará enxergar a vida e o próximo de forma muito mais nítida.O que para um pode não ter importância ou significado, para o outro poderá ser fundamental. Considerar isso é um exercício necessário, que deve ser realizado com constância e interesse. A empatia é a sábia comandante dessa proposta elevada, que nos convida a perceber o outro e suas razões através de um novo ponto de vista, de uma nova perspectiva.

Ela nos ajuda a ser menos implacáveis nos julgamentos e condenações que fazemos. Ela nos ajuda a compreender e a desenvolver a compaixão, evitando que a raiva e a vingança tomem o leme de nossa existência. Ela nos faz entender que as ideias e sentimentos das outras pessoas são tão importantes quanto os nossos. Ela nos ajuda a amar o ser amado...

(Momento Espírita)

2 comentários:

Gi disse...

A empatia é de uma grande utilidade!

Néia disse...

Oi amigo....
Como sempre passo aqui para recarregar a bateria de um dia muito agitado. O texto é bem pontual, pelo menos para mim, pois tenho muita dificuldade de ver o outro, às vezes penso em mim. Sei que é um erro, sofro demais, mas sei também que venho melhorando e muito.Muito lindo, como tudo que vc posta aqui...
Beijos e um ótimo final de semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...