.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

segunda-feira, 21 de março de 2011

E o Mal, existe ?


Certo dia um professor ateu desafiou seus alunos com a seguinte pergunta: “Deus fez tudo o que existe?” Um estudante respondeu corajosamente: "Sim, fez !"...“Deus fez tudo, mesmo?” Insistiu o professor. “Sim, professor” respondeu o jovem.

O professor replicou: “Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe. E, considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, e somos a imagem e semelhança de Deus, então Deus é o mal". O estudante calou-se diante de tal afirmativa e o professor ficou feliz por haver provado uma vez mais que a fé era um mito.

Outro estudante levantou sua mão e disse: “Posso lhe fazer uma pergunta, professor?” “Sem dúvida”, respondeu-lhe o professor. O jovem ficou de pé e perguntou: “Professor, o frio existe?”...“Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?” O rapaz respondeu: “Na verdade, professor, o frio não existe. Eu não sou especialista no assunto, mas, segundo as leis da física, o que consideramos frio é, na realidade, ausência de calor.

Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.”

E a escuridão, existe?” Continuou o estudante. O professor respondeu: “Mas é claro que sim.”
“Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é, na verdade, a ausência da luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca.

Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.”  

Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor: “Diga, professor, o mal existe?” Ele respondeu: “Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.” Então o estudante disse: “O mal não existe, professor, ou, pelo menos, não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência do bem. O mal, como acontece com o frio e o calor, é um termo que o homem criou para descrever essa ausência do bem.

Assim sendo, Deus não criou o mal. Deus criou o amor, a fé, que existem como existe a luz e o calor. Já o mal é resultado da falta de Deus nos corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz." Diante da lógica da argumentação do aluno, o professor se calou, pensativo...

(Momento Espírita - baseado em uma história de autoria desconhecida)

7 comentários:

Néia disse...

Amigo, amigo...
Tô arrepiada, que texto mais lindo, inteligente e sensível. Eu não conhecia e amei de paixão.
beijos e obrigado por compartilhar tamanha beleza....

Nadia Lis disse...

Fernando querido, muito lindo esse texto,faz a gente pensar... Mas meu amigo, estou aqui pra te deixar um carinho, pois nos próximos dias estarei ausente devido a uma cirurgia(bariátrica) que farei dia 23 , querta feira... assim que estiver em condições, volto a postar e a fazer as visitinhas costumeiras tbm! Torce por mim meu amigo!!! Bjim

estrelata disse...

Meu anjo, linda mensagem, adorei!!!
Obrigada por nos presentear com mensagens verdadeiras e belas.
Beijinhos
Neide

Márcinha Mendonça disse...

Texto lindo meu amigo, se o Mal, existe, acredito que sim, existem pessoas que gostam e tem prazer em serem maldosas, mas há aquelas em que O BEM E A PAZ E A VONTADE SE FAZER O BEM, É BEM MAIOR QUE ELAS. Porque no final é o que vence sempre ...
Beijso meu amigo e otima noite gosto mto de ti.

Vivian disse...

Bom dia,Fernando!!

Resposta perfeita!!
E como falta Deus no coração...
O que podemos fazer é a nossa parte...e esperar que um dia, cada um faça sua!!
Beijos!!
Boa semana!!

Marcélia Macidália disse...

Na vida tudo tem seu lado antagonista e se existe o bem, existe o mal. E deus não criou o mal, o mal por si se fez. Segundo a Bíblia não foi Lúcifer que se rebelou contra Deus e por isso foi lançado na terra com seus comparsas?
Pois é.
Saudades de você lá no Boatos e Afins Fernando.
Um beijo, querido

Marília Felix disse...

Concordo com todas as suas palavras Nando!

O mal, relamente só existe para aqueles que não tem DEUS no coração! É sempre muito gostoso te lê. Um simples ato, uma palavra, um gesto de carinho...
Tanto faz! Já me cativaste e terás sempre a minha estrela brilhando ao teu lado.

Muitos aplausos para suas palavras de hoje! =)

Xerooooooooooooooooooo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...