.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

sábado, 19 de março de 2011

Faz de conta que...

 Hoje, as pessoas fazem de conta e está tudo bem. Pais fazem de conta que educam, professores fazem de conta que ensinam, alunos fazem de conta que aprendem. Profissionais fazem de conta que são competentes, governantes fazem de conta que se preocupam com o povo e o povo faz de conta que acredita. Pessoas fazem de conta que são honestas, líderes religiosos se passam por representantes de Deus, e fiéis fazem de conta que têm fé.

          Doentes fazem de conta que têm saúde, criminosos fazem de conta que são dignos e a justiça faz de conta que é imparcial. Traficantes se passam por cidadãos de bem e consumidores de drogas fazem de conta que não contribuem com esse mercado do crime. Pais fazem de conta que não sabem que seus filhos usam drogas, que se prostituem, que estão se matando aos poucos, e os filhos fazem de conta que não sabem que os pais sabem. Corruptos se fazem passar por idealistas e terroristas fazem de conta que são justiceiros...E a maioria da população faz de conta que está tudo bem...Mas uma coisa é certa: não podemos fazer de conta quando nos olhamos no espelho da própria consciência.

Podemos até arranjar desculpas para explicar nosso faz de conta, mas não justificamos. Importante salientar, todavia, que essa representação no dia-a-dia, esse faz de conta, causa prejuízos para aqueles que lançam mão desse tipo de comportamento. A pessoa que age assim termina confundindo a si mesma e caindo num vazio, pois nem ela mesma sabe quem é, de fato, e acaba se traindo em algum momento.

E isso é extremamente cansativo e desgastante. Raras pessoas são realmente autênticas. Por isso elas se destacam nos ambientes em que se movimentam. São aquelas que não representam, apenas são o que são, sem fazer de conta. São profissionais éticos e competentes, amigos leais, pais zelosos na educação dos filhos, políticos honestos, religiosos fiéis aos ensinos que ministram. São, enfim, pessoas especiais, descomplicadas, de atitudes simples, mas coerentes e, acima de tudo, fiéis consigo mesmas.

Você sabia? 

Que a pessoa que vive de aparências ou finge ser quem não é corre sérios riscos de entrar em depressão? Isso é perfeitamente compreensível, graças à batalha que trava consigo mesma e o desgaste para manter uma realidade falsa. Se é fácil enganar os outros, é impossível enganar a própria consciência.

Por todas essas razões, vale a pena ser quem se é, ainda que isso não agrade os outros. Afinal, não é aos outros que prestaremos contas das nossas ações, e sim a Deus e à nossa consciência.

(Momento Espírita)

5 comentários:

Cristina Lira disse...

Uffaaaa!!!!
Oi Nando..Cheguei!
Pois é, estou com a vida lotada, mas tá tudo do jeito que gosto, amo mesmo ter muitas coisas pra fazer, mas gosto mais ainda é de ter tempo pra respirar e relaxar, repor as energias.
Mas cheguei, tem café ai pra visita?
rs
Quanto ao post, tanto no mundo virtual quanto no nosso dia a dia nos deparamos com situações onde o fingimento compete com o compromisso, é lamentável... hoje se finge que gosta, se finge que educa( como foi falado aqui), que se aprende, que se é o que não é! Uma personalidade as avessas.

Excelente post, como sempre né meu anjo amigo!
Olha, tenha um finzinho de semana excelente, DEUS cuide de ti e de tua familia.
Boa noite Nando.
Xero neste coração de ouro e forte abraçooo!!!

Mariz disse...

Ótimo post, amigo.

Tenho uma vizinha q, de tanto faz de conta acabou acreditando seriamente na conturbada realidade q criou e hj vive fazendo de conta q vive.

Sabe, eu creio q a maioria das pessoas vive nesse faz de conta e ser nós mesmos é tão bom, é tão bom poder olhar no espelho de coração aberto e mente limpa.


mil beijos!

Néia disse...

Oi querido...
É quase que viver em BBB, você vai montando um personagem e é obrigado a acreditar para sustentá-lo. Acho que aí é que mora o perigo, pois quem consegue viver o tempo todo de faz de conta.
Lindo texto e muito pontual nos dias de hoje e sempre.
beijos de boa noite. Ah... a lua aqui em Campinas está um espetáculo, linda ,muito mais linda do que o normal
beijos e boa noite iluminada

Everson Russo disse...

Na vida real o fazer de conta nem sempra cai bem...abraço de bom domingo e uma bela semana pra ti.

Zina disse...

Amigoooooooooooooo!!!

"Feliz dia do blogueiro pra ti"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...