.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

domingo, 27 de março de 2011

Prisioneiros de nós mesmos...

"...Somos assim. Sonhamos o vôo mas tememos as alturas. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o vôo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram.
 
É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas da gaiola estivessem abertas. A verdade é o oposto. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas ao vôo. 

São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam  “Prisioneiro, dize-me, quem foi que fez essa inquebrável corrente que te prende?”, perguntava Tagore. “Fui eu”, disse o prisioneiro, “fui eu que forjei com cuidado, esta corrente..."

(Rubem Alves - Crônica Palavra de Grande Inquisidor - Mai/2005)

2 comentários:

Vivian disse...

Bom dia,Fernando!

A verdadeira liberdade habita dentro de nós...não vamos encontra-la fora.
É impressionante como é verdadeiro este texto!!
Queremos voar,mas ficamos com receio da altura...
Aprendendo sempre!!Um dia chegamos lá!!
Beijos.
Bom domingo!!

ANA ROOS disse...

Sim somos nós que criamos nossas gaiolas, nossas correntes, nossas prisões, mas com base em que? Aquilo que aprendemos um vida inteira, agora a questão é saber selecionar aquilo que se quer e o que já não serve mais, crenças limitantes, os certos e os errados com base na religião e nos bons costumes já não me serve mais, mas é tão difícl se libertar disso, mesmo não querendo...
Bem irmão, é bom saber o que se tem de fazer, melhor ainda é fazê-lo! bjus no coração

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...