.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O amor é doação...


O amor costuma ser um tema muito presente na sociedade contemporânea. Nos contextos mais inusitados, o amor surge como móvel ou explicação para a conduta humana. Há quem diga que traiu ou matou por amor. Também se nomina a mera ardência sexual como uma manifestação desse sentimento. Não falta quem se acredite muito amoroso, por ter ímpeto de manter relações íntimas com várias pessoas ao mesmo tempo.

Bem se vê como é difícil precisar o sentido do amor. Entretanto, Jesus identificou o amor como a essência das Leis que regem a vida. Acima de tudo é preciso amar a Deus. Mas também é necessário amar o próximo como a si mesmo. Certamente esse sentimento tão sublime há de ser estribado no dever e na conduta digna. Não se concebe que justifique promiscuidade ou crimes.

Talvez até figure de forma embrionária nesses processos desequilibrados. Mas por certo neles se encontra desvirtuado por vícios e paixões. Então, é difícil precisar o sentido dessa palavra tão enunciada. Muitos dizem sofrer por amor...Amam mas não são correspondidos e por isso padecem. Ou às vezes até se acreditam amados, mas não com a intensidade que desejariam. Ardem de ciúmes do ser querido...Reclamam de descaso, de que não recebem a atenção necessária.

Entretanto, em se tratando de amor, convém recordar os exemplos de Jesus. O Mestre Divino não Se ocupou de reclamar de falta de atenção. Não fez chantagens com Seus parentes e amigos, para exigir maiores demonstrações de afeto. Não infernizou a vida de quem não conseguia entender o significado de Sua missão. Por muito amar, Ele Se doou inteiro à Humanidade.

Investiu horas infindas na educação dos ignorantes. Confortou os sofredores. Curou enfermos. Amparou os viciados do corpo e da alma. Mas nunca esperou ou exigiu e nem mesmo recebeu nada em troca. Aqueles homens rudes nada tinham mesmo para Lhe dar. Em comparação com o Senhor Jesus, mesmo os mais bem aquinhoados eram simples indigentes morais e intelectuais. Careciam de educação, de luz, de paz...

Então, um aspecto importante do amor é a doação. Amar pelo prazer de ver feliz o ser querido. Quem espera ser amado muitas vezes se converte em opressor ou chantagista. Já quem se contenta em amar é sempre um esteio na vida do semelhante. Reflita a respeito do modo pelo qual você encara o amor. Encontra alegria em tornar felizes seus amores? Ou está sempre a lhes fazer exigências, em uma barganha constante de seu afeto?

Pense nisso...hum rum !
(Momento Espírita)

9 comentários:

Anônimo disse...

Realmente Fernando.. o amor é o puro sentimento de doação.. não se pode dizer que ama quem espera algo em troca.. infelizmente muitos ainda distorcem o real significado desse sentimento com atitudes equivocadas.

Beijocas em seu coração..
Verinha

Sônia Silva disse...

Amar incondicional é muito dificil, exemplo: quando a gente ama um homem, a gente acha que tem que ter o mesmo amor de volta, é com isso que começam os desentendimentos.

Anônimo disse...

"Amar se aprende amando".
É o sentimento mais sublime que existe!!!

Beijos.

tilida5ever design disse...

Olá eu sou a Rosinha...Lembras-te de mim?Beijinhos e bom fim de semana*

ZINA, . disse...

Nando Meu amigo querido.

Haha...como encontro alegria em fazer feliz os meus amores! Esse amor é muito fácil. Difícil, é amar o próximo como a si mesmo, como Jesus ensina.Esse é o grande desafio.

abraços saudosos meu querido, e lindo fim de semana pra ti!

Malu Oliveira disse...

Bom dia Fernando!

É a mais pura verdade. As pessoas tem um visão errada do que é o amor. A maturidade junto com a maternidade me ensinaram bem o que é esse sentimento. Se bem, que eu sempre levantei essa bandeira do amor incondicional. Quem ama não exige nada em troca, simplesmente ama. Sua maior felicidade é ver o outro bem e feliz. Eu costumo dizer sempre que Deus é amor, que a trajetória de Jesus se resume em amor. Não sei porque as pessoas complicam tanto, perdem tanto tempo com doutrinas, exigências e julgamentos quando tudo o que deviam fazer é amar umas as outras. Quem tem amor no coração, não julga a situação simplesmente faz. Um bom exemplo disso é a Madre Teresa de Calcutá que independente de sua religião seguiu ajudando aqueles que necessitavam.

Muito amor pra vc amigo.

Bjs.

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

amar ainda pode ser doação

Evanir disse...

Querida amiga..
Um lindo e feliz final de semana
beijos no coração ,Evanir.
Hoje especiamente a postagem é poema do Machado de Calos.
nosso amigo querido.
http://aviagem1.blogspot.com/

Sonhos De Deus disse...

Oii um lindoo amei , lindo final de semana,
Que seu dia seja repleto de grandes alegrias e satisfações
Porque você é único
e tem todos os ingredientes para torná-lo
****** E S P E C I A L ******
Sorria muito.........
Ria bastante.....
curta o dia.....
tarde.....
noite todos os frutos
quem irá colher é você mesmo,

então.....

Aproveite.........

Tenha um ótimo dia

Beijos em seu coração !!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...