.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

terça-feira, 10 de maio de 2011

Por quem os sinos dobram ?

Esta frase (título do post) é do poeta inglês John Donne e foi utilizada também pelo escritor americano Ernest Hemingway em seu livro do mesmo nome (1940), depois levado às telas em 1943, tendo como protagonistas da história Gary Cooper e Ingrid Bergman, astros do cinema de então.

"...Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica menor, como se tivesse perdido um promontório, ou perdido o solar de um teu amigo, ou o teu próprio. A morte de qualquer homem diminui a mim, porque na humanidade me encontro envolvido; por isso, nunca mandes indagar por quem os sinos dobram; eles dobram por ti..." escreveu John Donne.

Humpft...os sinos dobram por todos nós, diariamente, nas cidades, enquanto assistimos impassíveis a morte de mais um adolescente em SC, agredido por outros jovens como ele, pelo fato de ter "ficado" com a ex-namorada de alguém...outro dia, foi um lunático que adentrou uma escola no Rio de Janeiro e fez 12 indefesas vítimas. Aqui, na minha terrinha, em Maio de 2009, um certo Deputado após tomar umas e outras e, ao volante de seu possante veículo, achou que pilotava um avião, e voou sobre outro carro, tirando a vida de dois rapazes, infelizmente.

Em muitos Hospitais, intermináveis filas de pessoas carentes à espera de socorro médico. Quando conseguem adentrar o recinto, são colocadas nos corredores, sujeitas às infecções hospitalares tão comuns em nosso País, como se fossem "animais" prontos para o abate. Nesse caso, o abate da integridade moral e física. 

Não são poucos os casos também de atendentes mal preparados, de enfermeiras estressadas e médicos idem. Tratam o ser humano não da forma como gostariam que um dia fossem tratados também seus afetos (ou eles mesmos), mas com o descaso, a arrogância, a prepotência, a insensibilidade. Há exceções ? Óbvio ! Não vou generalizar. Mas presenciei muitas coisas nos corredores gelados de nossas "Instituições de Saúde", sejam os Hospitais Públicos ou Emergências, os Postos de Atendimento de Bairros ou, as Clínicas particulares e Hospitais idem.

Em casos crônicos, muitas vezes, o que se percebe é que o quadro funcional dos Hospitais, em todas as esferas de hierarquia, premonizando o desencarne do paciente, delegam somente aos familiares a tarefa de bem atender ao doente, quando na realidade TODOS são responsáveis pelo bem estar físico e psíquico daquela pessoa, até o último suspiro, até a última manifestação de vida terrena.

Ou alguém vai querer questionar os grupos de voluntários anônimos que se vestem de palhaços e vão visitar as crianças em estado avançado de doenças e levar-lhes um bocadinho que seja de alegria e AMOR ? Ou os demais voluntários que, incondicionalmente, ocupam parte de seu tempo "ocioso" para prestar auxílio da forma que for em Hospitais e Instituições de Idosos ?  Levar um prontuário de uma sala para outra, servir um chá com bolachas, carregar as macas e os medicamentos, qualquer simples tarefa se transforma em benefício para alguém...qualquer...humpft !

E aí, meus amigos leitores e amigas idem, me perguntem o que tem a ver uma coisa com a outra, ou seja : porque iniciei falando em crimes e depois fui "devanear" no (des)trato de nossos irmãos ? É que da mesma forma com que, sem piedade e desprovido de qualquer sentimento, um ser humano "tira" a vida de um semelhante, aquele que nega o consolo espiritual e o trato gentil com alguém que está prestes a deixar o plano físico, está "matando" a HUMANIDADE que deveria existir em todos nós...mas não existe, e isso é triste, é lamentável e, acima de tudo, é uma afronta aos ensinamentos que o Mestre JESUS nos legou...

Então, os "sinos" dobram por cada um de nós, diariamente, para nos lembrar que eles são mensageiros do ALTO, seja na forma de sinos mesmo, ou no grito de SOCORRO que ecoa pelas cidades do Brasil...hum rum !

Dedico esse texto à minha queridísisima amiga Cris Lira, a quem deixo um beijo carinhoso e meu consolo amigo e espiritual nesse momento de angústia e tristeza por que passam, ela e seus familiares. Um beijo fraterno também para a menina Elisabete, mana de Cris. Deus as abençoe !

4 comentários:

Anônimo disse...

E que vc e todos nós sejamos sinos, dobrando e badalando, alertando para o amor, a solidariedade e a doação.

Se uns não se dobram dobremos por eles na expectativa de que um dia se juntem a nós.

Beijos Fernando!

Anônimo disse...

passando para contemplar suas belas postagens...

e também para deixar um abraço bem forte...

xeroOoOoOSSSSSSSS ...

Anônimo disse...

Fernando.. passando para uma visitinha e me encantar com seus textos e para tbém avisar que tem um presentinho lá para você [:)]

Beijocas em seu coração..
Verinha

Mônica Pereira disse...

Como diria e disse Martin Luther King "... O que me assusta não é o barulho dos maus e sim o silêncio dos bons..." Que sejamos "Sinos" do BEM a propagar o BEM, não só com palavras mas com ações concretas, não basta somente não fazer o mal há que se FAZER o BEM..
Lindo texto!
Besos cariño...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...