.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A finalidade do existir...

Os desentendimentos e contendas são comuns nos relacionamentos humanos. Eles se fazem presentes nas famílias, nas empresas, nas escolas e onde quer que se reúnam pessoas.

Velhos vícios humanos os alimentam e perpetuam. O egoísmo dificulta a percepção das necessidades alheias. O orgulho faz com que a própria personalidade tenha superlativa importância. Nessa disputa de egos, busca-se mais vencer do que convencer. Na equipe profissional, almeja-se posição de destaque, para mais e melhor ganhar. Nesse intuito, muitas vezes se sacrificam a lealdade e a amizade.

No âmbito familiar, para não assumir encargos, chega-se a lançar mão de argumentos desonestos e de chantagens. Em tal contexto infeliz, as batalhas se sucedem, mas a guerra nunca termina. Sorrisos e afagos dissimulam mágoas e revolta. Talvez alguém seja aparentemente o vitorioso, mas a perda coletiva é manifesta.

Ocorre que a vida a tudo modifica, em sua pujança. O que hoje é importante, amanhã pode nada mais significar. Ao final de todos os embates e discussões, resta conviver com a própria consciência. Mais cedo ou mais tarde, sempre se é chamado a refletir a respeito do que se fez. Isso pode se dar pela ocorrência de uma enfermidade, do desemprego ou de uma tragédia qualquer. Ou então apenas no ocaso da vida, quando todas as ilusões se diluem.

Para quem nunca recuou, nunca contemporizou ou pacificou, esse momento pode ser bem difícil. Para não se arrepender mais tarde, convém refletir sobre a finalidade do existir desde já...hum rum !

(Com base na mensagem "a Razão do Chamado" - Momento Espírita)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...