.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ALUNO OU PRETENSIOSO PROFESSOR

Escrevi este texto e postei em outro blog que possuía em 2005, mais precisamente no mês de Agosto, dia 12...passava por momentos de muita angústia e busca de respostas, identicamente aos dias atuais, por isso retorno-o ...

Tirei um tempo para analisar os últimos três anos de minha vida. Quedei-me pensativo, introspectivo, dizendo para mim mesmo que muita coisa mudou. Foram mudanças sofridas muitas vezes, como deixar meu lar, meus filhos, minha esposa (após uma união de vinte anos), amigos, emprego, uma cidade maravilhosa do ponto de vista “viver bem”. Outras foram alegres, como retornar ao convívio de meus familiares, rever amigos de infância, sentir-me menos sufocado e apreensivo quanto ao futuro. A maior alegria, porém, adveio do fato de vir a amar novamente, quiçá como nunca o fizera em minha caminhada.

E aí, o motivo do questionamento acima : Aluno ou Professor ?
Como aluno aprendi da vida que ela nos tira muito, mas acrescenta muito mais. Com DEUS aprendi a ser mais humilde, mais sereno, ter fé, aceitar a dor como instrumento benéfico para a purificação. Ainda estou estudando sobre comportamento, como diminuir minha teimosia, como aliviar as minhas tensões, como deixar de ser um pouco presunçoso, como falar menos e ouvir mais, como perder um pouco de orgulho, como amar mais a mim, do que a outrém. Aprendi que não preciso ser dependente de ninguém para viver feliz e tornar a pessoa feliz. Aprendi que ter domínio sobre minha vida é primordial, sem o que não existe conforto espiritual e material. Aprendi com alguns erros, acertando os ponteiros do relógio carnal. Tanto aprendi neste tempo !

Como professor, procurei ensinar que o perdão é essencial, para que vivamos com mais qualidade, saindo sempre na frente, e não nos igualando à parte agressora. Eduquei meus filhos de forma a que fossem humanos, solidários, sinceros sempre, e trabalhadores. Ensinei aos meus sobrinhos que “DEUS ajuda a quem cedo madruga”, e que “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”. Ensinei aos meus irmãos que, é possível sim sermos vitoriosos na vida, apesar de todos percalços e vícios, desde que saibamos administrar uma dose diária de “Serenidade”.

Ensinei aos amigos o valor de uma amizade incondicional, educadora, partilhada nas crises e na bonança. Ensinei que as palavras ferem e mesmo que elas não voltem atrás, como a flecha atirada e a oportunidade perdida, elas podem nos ensinar a lealdade, a cumplicidade, a honestidade, e trocadas por outras palavras de carinho, de conforto, de amor, aliviando o impacto inicial. Tanto ensinei neste tempo !

E agora, quando sinto o peso dos anos chegarem, quando é difícil lutar pelos meus sonhos, quando as portas começam a se fechar, as oportunidades são raras, fico cá pensando : Que tipo de professor eu fui ? Que tipo de aluno eu fui ? Não encontro resposta, se fui melhor como discípulo do que como mestre. Uma certeza eu tenho : dei o melhor de mim, reparti também o pior, e procurei na fidelidade aos meus princípios ser exemplo para muitos, em todos os aspectos.

Será que ser “plantador de sorrisos” foi uma boa experiência ? Creio que não. Algumas pessoas não sabem ainda colher sonhos !

Beijos em seus corações !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...