.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

terça-feira, 30 de novembro de 2010

E enquanto eu lia...

Ia relembrando fatos de minha juventude, já que o livro aqui abordado e retratado foi lançado em 1976 (ainda "estávamos" Ditadura), e após eu ter lido ZERO, de 1975, ambos de Ignácio de Loyola Brandão. Cadeiras Proibidas teve outras edições, capas diferentes, mas eu sempre preferi a da foto, que me foi apresentada pela turma do PASQUIM, lá por 1977. Eu tinha então 20 anos.

Já li muitos comentários a respeito do livro nos últimos anos, alguns contrários, opinando que Loyola Brandão somente escreveu um livro "bom", nada comparado a outros escritores brasileiros; outros tantos elogiando seu trabalho. O fato é que o livro retrata o cotidiano paulista daquela época, é sarcástico, irônico, bem humorado, irreverente, e tanto mais...força-nos, a cada página, à reflexão. E tem muita coisa para refletir : pessoas que só contam verdades, pedras que gritam, homens que observam reuniões, que não recebiam visitas, e por aí vai...

Tem um conto do livro que eu gosto muito : O HOMEM QUE DESCOBRIU O DIA DA NEGAÇÃO. Em determinado trecho o autor nos diz :

- Quando a gente nasce, colocam a gente num trilho. Chega uma época em que temos que decidir : continuar neste trilho e não ter surpresas, inseguranças, angústias. Ou saltar dele, correr pelo aterro, entrar nos atalhos e descobrir os próprios caminhos. Às vezes mais rápidos, eficazes. O trilho não traz surpresas, sempre se sabe que haverá estações pela frente, e gente para nos conduzir e nos cuidar. Os atalhos, estes sim, provocam receio. Não importa em que altura a gente se decida saltar nos trilhos. O importante é saltar fora deles, abandonando bagagens...porque nessa bagagem estão todas as coisas que nos prendem, nos amarram... -

Não precisa dizer mais nada né ? Muito legal, show mesmo, ler novamente Cadeiras Proibidas...

Salve Salve Ignácio de Loyola Brandão...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...