.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

E andando por aí...


Não há como esquecer da casa, do bairro, da cidade de nossa infância. Hoje a casa já não existe, o terreno abriga um condominio de luxo na Avenida Iguaçú. O bairro que antes abrigava vários campinhos de futebol, fábricas, pequenos mercados de secos e molhados, atualmente é um verdadeiro "mar de concreto vertical". E a cidade, cresceu muito, tanto que hoje só projeta seus "braços" para a região metropolitana. Talvez tenhamos mais carros nas ruas do que pessoas.


Aqueles encontros noturnos com amigos nas calçadas, cercados de todos os nossos familiares, foram substituídos por arruaceiros com carrões e som nas alturas, drogados e bêbados, crentes de que são inatingíveis em suas deliquências. A nossa infância/juventude dos jogos de botão, do bete-ombro, da amarelinha das meninas, do corre-corre do polícia e ladrão, perdeu-se no tempo...humpft !

Não temos mais o Tipiti Dog ali ao lado da Praça do Japão. Para quem não sabe, o Tipiti foi o precursor no final da década de 60 do famoso Cheese-Salada...hum rum ! Fecharam o Restaurante Enseada e a Quibelândia. Putz, que saudade dos Cines São João, Vitória, Curitiba, Avenida, Guarani, Ritz, e tantos outros...

O que dizer então da Gruta Encantada, das Lojas HM (Hermes Macedo) na Barão do Rio Branco na época do Natal ? Descer pela escadinha e se deparar com aquela enormidade de brinquedos, sentir o "cheirinho" gostoso dos pneus novos das bicicletas Calói.

Na esquina da Iguaçú com a Castro Alves, hoje, funciona o BETO BATATA. Mas era ali o endereço do BAR DO PASSARINHO, Sr. Lauro, de saudosa lembrança. Em seu balcão comemos muitos ovos e salsichas cozidas, os indefectíveis rollmops, bebemos muita coca-cola, wimi e fanta (anos depois muita cerveja e cachaça também...hehehe). Era ali que nos encontrávamos para jogar sinuca e pebolim, havia calor humano, havia amizade, eram feitas trocas de confidências, ganhávamos novos amigos, bebíamos e cantávamos para "homenagear" os que partiram para outros planos.

Eu gosto de tecnologia (senão como teria este blog ?). Acho incríveis os jogos cibernéticos, as facilidades, agilidade e modernidade dos celulares, das TV's, de tudo enfim...Mas não renego o meu passado, não esqueço de meus amigos e de nossas diversões. Sinto saudades sim, e por vezes me pego nostálgico, com os olhos marejados, e com uma certa "pena" de nossos adolescentes.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...