.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

As mudanças nas relações afetivas...


Dando uma espiada por aí, nesta minha ânsia louca de tentar entender o que se passa na cabeça das pessoas quanto às relações afetivas, me deparei com um texto do Flávio Gikovate, intitulado "SAWABONA (Sobre estar sozinho) e, dele, retirei alguns trechos : 
  • As relações afetivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor. O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar (...)...
  • O amor romântico parte da premissa de que somos uma fração e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos (...)
  • Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente (...)
  • A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado, Visa à aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade. Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva..(...)
Concordo com o autor (me perdoe Fábio Junior...mas as metades da laranja não tão mais na moda). Ou estamos "inteiros" ou não há relação que suporte o cotidiano. Se somos "metade", sempre haverá a outra cota-parte nos incomodando interiormente, sempre haverão as dúvidas e os conflitos, sempre faltará alguma coisa para nos sentirmos ...Completos ! E nós temos que buscar isso que falta...eu disse NÓS !

Portanto, não adianta insistir em querer "unir partes", se do outro lado não tivermos uma pessoa de bem consigo mesma, desejando "compartilhar" sua vida e suas paixões conosco. Posso amar incondicionalmente; amor amigo, amor irmão, amor paixão, amor tesão. Posso ! Só não gosto de quem tenta "manipular" essa minha forma de amar, da forma que for, pois ainda tenho o livre-arbítrio sobre ser metade, ou ser INTEIRO !

PS : Segundo Flávio, SAWABONA é um cumprimento usado no sul da África e quer dizer: “EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM. Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA, que é: “ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...