.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Laços de afeto...


Do poeta e escritor gaúcho Mário Quintana, encontramos uma preciosidade que fala sobre algo muito simples: um laço. Escreveu ele: 

Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... Uma fita... Dando voltas. Enrosca-se, mas não se embola. Vira, revira, circula e pronto: está dado o laço. É assim que é o abraço: coração com coração, tudo isso cercado de braço. É assim que é o laço: um abraço no presente, no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço. E quando puxo uma ponta, o que é que acontece? Vai escorregando... Devagarzinho, desmancha, desfaz o abraço. Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido. 

E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço. Ah, então, é assim o amor, a amizade.Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita. Enrosca, segura um pouquinho, mas pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço. Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade. E quando alguém briga, então se diz: romperam-se os laços. E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita, sem perder nenhum pedaço. Então o amor e a amizade são isso...Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam. Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço...

Tem toda razão o poeta em sua analogia. Amor e amizade são sentimentos altruístas. Quem ama somente deseja o bem do ser amado. Por isso, não interfere em suas escolhas, em seus desejos. Sugere, opina, mas deixa livre o outro para a tomada das próprias decisões. Quem ama auxilia o amado a atingir seus objetivos. Nunca cobra o ofertado, nem exige nada em troca. Quem ama não aprisiona o amado, não o algema ao seu lado. Ama e deixa o amado livre para estender suas asas.

Assim crescem os dois, pois há espaços para ambos conquistarem. Na amizade, não se faz diferente o panorama. O verdadeiro amigo não deseja que o outro pense como ele próprio pois reconhece que os pensamentos são criações originais de cada um. Entende que o amigo é uma bênção que lhe cabe cultivar e o auxilia a realizar a sua felicidade sem cogitar da sua própria.

Sente-se feliz com o bem daquele a quem devota amizade. Entende que cada criatura humana é um ser inteligente em transformação e que, por vezes, poderão ocorrer mudanças na forma de pensar, de agir do outro. Mudanças que nem sempre estarão na mesma direção das suas próprias escolhas. O amigo enxerga defeitos no coração do outro, mas sabe amá-lo e entendê-lo mesmo assim. E, se ventos diversos se apresentam, criando distâncias entre ambos, jamais buscará desacreditar ou desmoralizar aquele amigo.

Tudo isso, porque a ventura real da amizade é o bem dos entes queridos. Um laço que ata... Um laço que se desata...Aqueles a quem oferecemos o coração, poderão se distanciar, buscar outros caminhos, atravessar outras fronteiras. Eles têm o direito de assim proceder, se o desejarem. De nossa parte, lembremos da leveza do laço e cuidemos para que não se transforme em nó, que prende e retém.

(Do Momento Espírita...para reflexão...)

7 comentários:

ZINA, . disse...

A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.(Platão)

Meu amigo, te desejo uma linda noite e uma sexta feira melhor ainda!

Beijos no coração!
Ah, a cara nova do teu blog ficou linda!

M. disse...

Muito Bom o M.Q.

Se o mundo fosse como o teu blog...que paz seria:)

Gi disse...

Laço e/ou laços é das palavras que eu gosto mais...

Néia disse...

Oi Fernando...
Que texto mais lindo, eu não conhecia e adorei ler.
Amizade é tudo de bom,outro dia li no blog da Maris que nó aperta e enfeita. Acho que é bem isso, laço dá contornos agradáveis a qualquer tipo de relação.Muito lindo mesmo, você é sempre muito fliz nas escolhas dos textos, bem como complementando com a sua opinição...
Beijos de boa noite.

Dinorah disse...

Fernando - de cara nova heim? Ficou bonito!
Com relação ao poema, sem dúvida alguma é muito lindo, bem poderia ser do Quintana,mas na realidade é da poetisa mineira Maria Beatriz Marinho dos Anjos.
Um abração
Dinorah

Nadia Lis disse...

Grande Mario Quintana! Genial esse texto , e se a gente parar pra pensar,é verdade, é bem assim, mas só um gênio das palavras como MQ pra conseguir entender a poesia de um laço.... amei!!! Bjssss

Priscila Rôde disse...

Esse texto é a maior verdade do mundo, Querido!

Um beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...