.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

sábado, 2 de abril de 2011

Favores...

O homem ideal - afirmou Aristóteles - sente alegria em fazer favores aos outros. O que está por trás de um favor? Talvez tenhamos, como sociedade ansiosa e inquieta que nos tornamos, atribuído um valor insignificante a ele. Por isso, cabe refletir com mais tempo sobre o tema. Por trás de um favor, seja ele pequeno ou grande - como se diz - há um movimento fundamental: a doação. Doação que começa pela atenção, passa pelo tempo despendido e, por vezes, chega a conteúdos maiores ainda.

Toda vez que prestamos um favor a alguém estamos, de certa forma, dizendo que naquele momento, o da ação em prol do outro, ele é mais importante do que nós. Deixei de fazer o que estava fazendo pelo outro. Dividi meu tempo com o outro. Sacrifiquei-me, de alguma forma, pela outra pessoa. Esta postura é das mais nobres que existe pois constitui a essência da caridade.

Obviamente estamos considerando aqui o favor desinteressado, realizado pelo prazer de ajudar, de contribuir com a felicidade do outro. Qualquer outra modalidade de favor passa a perder a essência desta ação benévola e podemos chamar de algum outro nome que não este, obedecendo à linha de razão de nossa breve análise.

Um outro detalhe que vale a pena ser analisado, no mundo dos favores, é a recompensa íntima imediata que nos trazem. Há um sentimento - que na maioria das vezes passa rapidamente pelo nosso coração - de prazer, de alegria. É a alegria do chamado homem ideal de Aristóteles, que percebe sua consciência identificando uma ação no bem.

O que acontece nesses momentos - ainda breves na vida da maioria de nós - é uma celebração da consciência, bem lá onde estão escritas as Leis de Deus. Ela percebe a Lei do amor sendo vivenciada com beleza e envia-nos o sentimento de satisfação, de alegria, de prazer. Não há quem não se sinta bem fazendo o bem. E nos favores existe o bem sendo praticado em diversas nuances distintas.

Cada um tem seus deveres, responsabilidades e precisa dar conta deles, é certo. Mas, porque não posso, em alguns momentos, ajudar o outro a conseguir cumprir suas tarefas? O sacrifício que iremos fazer - quando houver realmente sacrifício - é muito pequeno, perto da alegria de ter sido útil na vida de alguém. Não façamos pela recompensa. Não façamos pelo reconhecimento. Façamos pelo prazer de ajudar.

Perceberemos que a vida nos retribui constantemente os favores que prestamos, pois quando estamos a fazer algo por alguém, de coração, sem segundas intenções, uma aura de paz nos envolve e nos protege. Naquele instante somos como que missionários do amor na Terra. Somos soldados da paz, modificando o mundo, espargindo o bem pelos cantos.

Da próxima vez que você ouvir as palavras: Você me faz um favor? - pense bem antes de negar. Veja em cada pedido desses uma oportunidade de ser mais feliz...Hum rum !

(Momento Espírita)

2 comentários:

Verinha disse...

Realmente Fernando.. quando nos disponibilizamos em ajudar o outro, sempre nos fica uma sensação de paz e alegria.. e essa sensação certamente é a nossa grande recompensa.

Beijocas em seu coração..
Verinha

Cristina Lira disse...

Olá Nando! Tudo bem?
Então quer dizer que em breve teremos um aniversariante por aqui...hum rum!!! rs
ESpero desde já o dia para lhe parabenizar...
Ahh..o texto "Moreno" do meu blog ..rsrs... é um jeito especifico de falar de uma maneira geral..rs..entendeu? Não?rs... é apenas uma acarinhada de falar não da cor morena em si... mas dos encantos de vcs Homens, que nos inspiram, inclusive, vou publicar, caso me lembre, mais tarde, uma homenagem a vcs homens que completam nossa vida...
Bom, e referente as postagens...li e já estou em dias..rs e não pense que passou despercebida a data do seu niver..rs...quantas velinhas vai no bolo em?rs
E sobre o moento espirita de hj, creio que ajudar e ter compaixão daqueles que precisam desde alguem que escute seus desabafos até alguem que necessite de favores maiores, é um ato que purifica nossa alma, como um rio de água limpida, nos faz sentir uteis ao universo...
-------------
E a vida por ai na sua terra tbm esta corrida Nando? Por que a minha aqui...ulalá..rs
Até que se torna divertido.

Forte abraço pra ti anjo de luz, tuuudo de bom em sua vida. Ahhh, o abraço é daqueles, MMMeeeGGGaaaAAAA apertados..rs
Se cuida, já estou agendando aqui o niver de um irmão vindo das estrelas.

bjão neste coração de ouro.
Inté

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...