.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

domingo, 10 de abril de 2011

O segredo do casco da Tartaruga...

Logo que aprendeu a ler o menino começou a fazer descobertas. Um dia, estava folhando um livro e deparou com a palavra réptil. Procurou no dicionário e surpreendeu-se com o significado: animal que se arrasta. Pensava, até então, que réptil tinha a ver com rapidez e era justamente o contrário. Seu pai riu do seu espanto e disse que as tartarugas também eram répteis.

Falou, ainda, com ares de mistério, que havia uma lenda chinesa narrando que Deus havia escrito o segredo da vida no casco de uma tartaruga. De olhos arregalados o menino imaginava como poderia ter Deus usado o casco da tartaruga como se fosse uma folha de papel. O pai, encantado com o interesse do filho, salientou que aprender a ler nos livros era apenas o começo da longa jornada do conhecimento.

Disse que, com o passar do tempo, o filho conseguiria ler no rosto de uma pessoa a história de sua vida. Que bastaria observar os olhos de um amigo para ver se neles brilhava, ou não, felicidade. Que, um dia, ao tocar nas mãos de um homem do campo, seria capaz de conhecer seus sofrimentos.

O menino não se ateve às novas argumentações do pai. Ele era curioso. Queria mesmo era saber qual seria o segredo da vida. Por isso, começou a interessar-se pela vida das tartarugas. Pesquisou, leu e aprendeu muito. Passou a reconhecer as espécies e suas principais características. Sabia onde era possível encontrá-las e que ameaças a maior parte delas sofria.

Quanto mais estudava, mais o menino se convencia de que realmente poderia descobrir a escrita de Deus naquelas criaturas. Elas tinham carapaças misteriosas, com desenhos estranhíssimos, círculos coloridos, arestas longitudinais. Algumas até pareciam mais uma pintura. O menino foi crescendo e tornou-se um especialista em tartarugas. Sabia distinguir uma adolescente de uma adulta e conhecia muito a respeito da desova das espécies marinhas no litoral. 

Com o passar do tempo, porém, ele descobriu uma coisa muito importante. Deu-se conta de que, assim como ele procurava o segredo da vida no casco das tartarugas, havia outras pessoas que buscavam a mesma coisa em lugares diferentes:
No pulsar das estrelas...
No canto dos pássaros...
No silêncio dos olhares...
No cheiro dos ventos...

Tudo que o cercava, afinal, podia ser lido. Lembrou-se das palavras de seu pai. Somente agora as compreendia. Somente o tempo, como um professor que conduz o aluno pela mão, foi capaz de fazê-lo entender essa lição. Longos anos separavam o ensinamento da compreensão.Como todas as pessoas, em geral, ele fazia suas descobertas de forma lenta...

Muito lentamente, como as tartarugas. Talvez estivesse aí o segredo...hum rum !

(Momento Espírita - com base no conto "O segredo do casco da Tartaruga, de João Carrascoza)

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é Fernando.. com o tempo vamos percebendo quantas coisas novas aprendemos nesta vida.. e a cada amanhecer o Criador nos proporciona novas aprendizagens.. basta apenas que estejamos abertos para recebê-las!

Beijocas super em seu coração..
Verinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...