.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

domingo, 22 de maio de 2011

Tudo junto e misturado (1)

Boa tarde pessoas. Dia 20 último, liguei para cumprimentar meu amigo/irmão Tarcisio, pela passagem de mais uma primavera. Já falei sobre ele aqui. Aliás, nossa vida em comum daria um livro, certamente. Mora em Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba. Antes do cumprimento, falei com comadre Ivete. Hum rum ! Fui padrinho do casamento deles. E eles do meu, óbvio. Falou-me do falecimento de Tia Éfa, do Tio Berto e de Elvira, sua prima. Elvira foi madrinha junto comigo, no referido casório. Uma pena...Oro para que o Mestre JESUS a tenha recebido como merecia : com amor e carinho. Humpft...

Na realidade, comecei o post da forma acima porque em Campo Largo passei alguns dos melhores e mais alegres momentos de minha infância e juventude. Era lá, no Sítio de Nona Angela, que podíamos acordar cedinho com o cheiro do café fresquinho, moído na hora, e do pão caseiro inesquecível. Como complemento, além dos queijos e salames, uma fatia generosa de polenta "branca" frita na chapa do fogão a lenha...caráca, que saudades !

O cheirinho de café também invadiu (como todos os dias) meu quarto, hoje pela manhã. Passado pela mana Marize. Aí lembrei de um texto de Rubem Alves (virou sócio aqui ele...hehehe), intitulado COZINHA. Eis um pequeno trecho:

"...Qual é o lugar mais importante da sua casa? Eu acho que essa é uma boa pergunta para início de uma sessão de psicanálise. Porque quando a gente revela qual é o lugar mais importante da casa, a gente revela também o lugar preferido da alma. Nas Minas Gerais onde nasci o lugar mais importante era a cozinha. Não era o mais chique e nem o mais arrumado. Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as crianças se comportavam bem, era só sorrisos e todos usavam máscaras. Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria...

Já se disse que o homem surgiu quando a primeira canção foi cantada. Mas eu imagino que a primeira canção foi cantada ao redor do fogo, todos juntos se aquecendo do frio e se protegendo contra as feras. Antes da canção, o fogo. Um fogo aceso é um sacramento de comunhão solitária. Solitária porque a chama que crepita no fogão desperta sonhos que são só nossos. Mas os sonhos solitários se tornam comunhão quando se aquece e come..."

"Seria tão bom, como já foi...", diz a Adélia. A alma mineira vive de saudade. Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas..."

Pois é, Rubem, agora me deu saudades das Minas Gerais também, principalmente de São Lourenço, onde o café da manhã do Hotel Regência era algo assim, tipo...hummmmmmmmmmmmmmmm! 

Tenhamos todos um lindo e abençoado domingo ! Inté mais...

7 comentários:

Anônimo disse...

Como é gostoso qdo boas lembranças nos vem a mente!

Beijo grande em seu coração Fernando e um lindo e abençoado domingo para vc também!

Verinha

Luana Liarkeis disse...

seu blog lindo como sempre perfeito !!!

mas 1 vez parabéns pelo espaço!

Luana Liarkeis disse...

decara npva muito lindo e vriativo amei o novo visu"""

Luana Liarkeis disse...

decara npva muito lindo e vriativo amei o novo visu"""

Will Lukazi disse...

Olha, não repare essa minha correria, por favor !
Juro que oportunamente retornarei para deixar um comentário a mais sobre esta ou outra postagem.
Gostaria de te convidar para o Evento ‘’Blog da Semana’’ que acontecerá no BLOG DO SUPER WILL http://wwwwillblog.blogspot.com dia 23/05/11 ( SEGUNDA-FEIRA) a partir das 20:00 e se prolongará até o dia 30/05, quando será anunciado o Blog campeão. O Sistema funcionará através de votação no BLOG DO SUPER WILL, cuja urna digital estará localizada em forma de Enquete do lado esquerdo do Blog, logo abaixo dos Seguidores.
Disputando o título estará 06 Blogs indicados pelo último Blog campeão, oportunidade em que você conhecerá os blogs concorrentes, bem como o atual campeão. Talvez serão até Blogs que vocês já conheçam...de amigos ou conhecidos por exemplo.
O BLOG DA SEMANA é uma experiência Blogueira que vem obtendo grande aceitação entre o meio, tendo em vista seu caráter participativo, saudável e de confraternidade entre os Blogueiros. Prestigie este Evento.

Bem, além desse Convite que entregamos a vocês, como já é de praxe, você também acaba de ganhar mais um seguidor: eu.
Esperamos que compareça e participe da votação BLOG DA SEMANA. Prestigie esta iniciativa! Garantimos a vocês que a Blogosfera e o rol de amigos que te esperam é bem maior do que pensa.

Um grande e fraternal abraço a todos !

Evanir disse...

Olá Amigo.
Me senti dentro dessa postagem numa viagem ao tempo.
Eu fui criada no sitio também e sempre com o tal fogão a lenha
jamais comerei comida tão gostosa.
O leite o tradicional tirado da vaca na hora.Amigo são tantas recordações e saudade!!
Uma lida semana beijos meus,Evanir..
www.aviagem1.blogspot.com

Anônimo disse...

Ei Fernando,
audades imensas!!!

É bom ter um lugar e um grande amigo para se recordar, engraçado como as lembranças da infância, de modo geral, são as que mais mexem conosco!

Abraço apertado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...