.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Otimismo...

Psicólogos começam a entender o que faz o homem feliz. Este é o título de uma reportagem, que mereceu publicação em jornal americano.

Martin Seligman, professor de psicologia da Universidade da Pensylvania, visto como o pai da psicologia positiva, acredita que uma atitude otimista é fundamental para a felicidade e que as pessoas podem aprender a ser assim...Depois de anos de pesquisas sobre o assunto, Martin afirma que as pessoas otimistas tendem a minimizar as causas dos seus problemas e se acham responsáveis por todas as coisas boas que acontecem em suas vidas.

Diz ainda que os pessimistas culpam a si mesmos por tudo que dá errado. Portanto, o ideal é não alimentar tristezas, nem desencantos. Mesmo que os quadros de sofrimentos cresçam no caminho que estamos percorrendo. Guardemos a certeza: quando tudo parece perdido, surge uma solução inesperada, embora nem sempre do jeito que se aguardava.

Alimentar pessimismo de nada nos valerá. Sombras não se modificam com sombras. É a luz que estabelece a claridade na paisagem e espanca as trevas. O pântano somente se modifica quando drenado. Estabeleçamos para nós mesmos a tarefa de abrir janelas de otimismo nas salas onde dominam tristezas. Arejemos os cantinhos escuros do pessimismo com o aroma da esperança.

O pessimismo provoca doenças graves porque se sofre por antecipação por alguma coisa que, muitas vezes, nem chega a acontecer. Não nos cansemos, pois, sob o peso da nostalgia. Nem nos permitamos entorpecer pelos tóxicos das frustrações que todos experimentamos.

Entreguemo-nos a Deus e nos deixemos conduzir tranquilamente...

Com otimismo guardaremos estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para a escuridão que se demora em nós e ao nosso redor. Nas duas traves da cruz, quando tudo parecia perdido, Jesus nos deixou excelente lição de otimismo. Morreu para ressurgir em gloriosa madrugada de Imortalidade, que até hoje é o canto sublime e a rota segura, cheia de alegrias para todos nós...hum rum !

(Momento Espírita)

6 comentários:

Márcinha Mendonça disse...

As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.
Fernando Pessoa...


Te gosto muito amigo muitão unhumm eita falta ocê faz aqui homii...
P;s: Estas em minhas oraçoes sempre tá. beijos te gosto muito

Luana Liarkeis disse...

humm... vc Flor?! Que bom encontra-lá por aki.

Nossa tava morrendo de saudade desse lugar inspirador!!

Que:
alegra
anima
ama
canta
ri
fala
dança
ufffa
deixa eu respiarar!
Enfim......que me encanta!
bjss
boa noite e muita paz!!

ZINA, . disse...

Bela reflexão. Otimismo sempre! Concordo com tudo. Lamentações, e choros nunca resolveram problema algum. Se a coisa tá difícil...vamos a luta que papai do céu ajuda.

Saudades daqui, saudades de você meu querido!

Beijo no seu lindo coração!

Márcinha Mendonça disse...

Meu querido passando pra desejar um lindo Setembro, que ele seja colorido repleto de doçuras, que ele traga alegrias e vida renovada, beijos :)

Mônica Pereira disse...

O ser humano é exatamente aquilo que ele pensa que é, portanto a mente, o pensamento são criadores do que quisermos, são capazes de materializar nossos pensamentos. Pense em doença e ficará doente, pense em saúde, fartura e amor e assim o terá!

Besos cariño!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...