.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

domingo, 25 de setembro de 2011

Lembranças de Diva (Parte I)

Bom dia pessoas ! A foto foi tirada no casamento de Jaqueline, minha sobrinha. Mami estava serena e linda, apesar da já dificuldade em se locomover por conta da artrose na bacia. Meus filhos, Rulian e Talita, felicíssimos por estar ao lado da Vó amada. Fiz cópia desta foto , que hoje é emoldurada por um porta-retratos de vidro, e está em minha cômoda no quarto. Os olhos azuis de Mamãe sempre foram a marca de sua personalidade. Expressavam tudo : alegria, tristeza, decepção, sucesso e, também, dor...humpft ! Foram estes "blue eyes" que me espiavam na tarde de quarta-feira passada, no Plantão de Emergência do Hospital Erasto Gaertner...jamais esquecerei deles Mãe, jamais...

Em seu velório, nesta última sexta-feira, o discurso de minha sobrinha Jaqueline emocionou a todos os presentes. Após uma noite não dormida, ela resolveu escrever algumas linhas para prestar a sua última homenagem à avó querida. Lembrou das coisas vividas na casa da Deputado Néo Martins, das "aprontadas" que os netos davam e, principalmente de algumas técnicas utilizadas por Divinha para fazê-los se alimentar.

Uma delas consistia em cortar os pães de trigo em pedacinhos pequenos, "quadradinhos" como eles falavam e, "soldadinhos" para ela...colocava-os em fila próximo à xícara de café com leite (mais leite que café lembrou Jaque....hehehe) para que os pequenos ali molhassem os "soldadinhos" e comessem mais. Lembrou também das noites regadas à muitos potes de sorvete que Divinha trazia da Sorveteria Formiga, onde trabalhou durante mais de duas décadas, e que estava representada no velório por suas amigas de trabalho e também por sua "patroa" Ivani, que foi acima de tudo uma filha para ela.

Foram muitas lembranças descritas no depoimento de Jaque...falo mais na sequencia...

Domingo passado nos reunimos na casa de mana Bete (como sempre) para comemorar os 77 anos de Divinha, completados no último dia 14. Um dos pratos preparados para o almoço foi purê de batatas. Tinha um significado : Divinha, quando os netos eram pequenos, costumava preparar a iguaria e, ao servir, colocava uma porção no prato, fazia um "furo" no meio e ali depositava uma porção de molho com carne moída, dizendo que eram "vulcõeszinhos"...hehehe ! Nos divertimos à beça vendo os agora marmanjos preparando vulcões com o purê... 

Para finalizar esta parte de recordações e, voltando à foto acima, meus filhos tentaram chegar a tempo para o velório da avó, já que residem em Florianópolis. Mas, infelizmente, quando conseguiram chegar ao Campo Santo, já havíamos deitado à terra o corpo físico de Divinha. Estavam muito emocionados e decepcionados por não poderem se "despedir" daquela que tanto amaram (e AMAM). Porém, aconcheguei-os ao peito e lhes disse que ela sabia que eles estavam ali, naquele momento, porquanto seu espírito imortal certamente se fazia presente, acompanhando a despedida de seus entes queridos.

Muito te amamos Mãe, e seguiremos te amando. E, quando dos próximos encontros familiares, muito ainda haveremos de recordar dos muito momentos passados ao seu lado em nossa presente encarnação. Em nossos corações há ainda muita dor, pela partida. Mas há muito mais AMOR, certamente, pelo legado que nos deixou. Em nossas orações permanecerás ainda por longos anos, até que chegue o momento da nossa própria despedida do plano físico, quando "mataremos" a saudade que se faz presente, reencontrando-a no Plano Espiritual, onde hoje tu habitas. Beijos carinhosos e amorosos Mãe !

Um comentário:

Marília Felix disse...

Nando, eu continuo te amando viu?
Aqui, baixinho, de longe...

Cherim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...