.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

domingo, 11 de setembro de 2011

Perseguindo sonhos...

É muito frequente encontrarmos pessoas que afirmam ter desistido de seus sonhos frente às dificuldades de os concretizar. Para alguns, a dificuldade financeira não permitiu dar continuidade aos estudos, obrigados a trabalhar desde cedo. Para outros, as obrigações no lar, os filhos, compromissos familiares de grande monta consumiram o tempo necessário para dedicar-se a outras lides para onde apontavam os sonhos.

É natural que tenhamos que nos adaptar às circunstâncias e contingências que surjam. Temos o dever moral de enfrentar as obrigações e compromissos que a vida nos oferece. Porém, não raro, muitos são os que desistem de seus sonhos, na ilusão que tudo é tranquilo e fácil de se obter, sem a disposição de sacrifício e luta. 

Ninguém consegue formar-se em um curso superior, sem o esforço de estudar para o processo seletivo que este impõe. E, uma vez na Universidade, fazem-se às centenas as avaliações, trabalhos, projetos, que forjam o intelecto e constroem as competências para as lides profissionais. Para o musicista conseguir interpretar, de maneira impecável, determinada obra em seu instrumento musical, são incalculáveis as horas de esforço e estudo até o resultado final.

Vemos o orador de maneira brilhante expondo o seu raciocínio na tribuna, mas não aquilatamos os anos de estudo intenso a que ele se dedicou, para que pudesse sistematizar o conhecimento em breves minutos. Admiramos as conquistas e descobertas do cientista, o apogeu de seu sucesso, colhendo as láureas de suas pesquisas, ignorando as horas intermináveis em laboratório, sobre livros e documentos científicos para embasar seus estudos.

Nenhuma conquista no mundo é conseguida sem sacrifício e sem esforço...hum rum !

Todos os sonhos hoje realizados, estavam ontem apenas na mente do sonhador, que ousou colocá-los em prática, disposto ao esforço diário e perseverante. Conquistas são construídas nas lides e no trabalho diário, no planejamento e na dedicação, na perseverança e na coragem. Assim, jamais desistamos de nossos sonhos, tendo-os como meta a alcançar e realização a ser concretizada.

Porém, não nos iludamos. Eles demandam sacrifícios. Teremos, sem dúvida, que abrir mão de muitas coisas em nome dos sonhos e das conquistas que almejamos. Porém, serão nossos esforços que construirão a estrada que nos levará à concretização dos planos e sonhos que hoje vemos tão distantes...Assim Seja !

(Momento Espírita)

4 comentários:

Carmen Troncoso Baeza disse...

A Dios orando y con el mazo dando, ese es un dicho de mi país, hay que poner esfuerzo para después celebrar los logros, un abrazo cálido,

Luana Liarkeis disse...

passando pra desejar muitas felicidades!!

e dzer que está por aki é sempre uma honra pra mim!!

Sheila do Blog Passarinhos no Telhado disse...

Que blo post!
Passando para apreciar e te deixar um grande abraço! :-)

Anônimo disse...

Com certeza nem tudo é fácil.. e para concretizarmos nossos sonhos, muitas vezes, devemos vencer obstáculos.. seguir por novos caminhos... fazer escolhas.. cabe a nós avaliarmos se tudo vale a pena.. e se assim for.. acreditar e seguir sempre em frente em busca de sua realização!

Um beijo em seu coração Fernando!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...