.

Photobucket
"A vida tem caminhos estranhos, tortuosos às vezes difíceis: um simples gesto involuntário pode desencadear todo um processo. Sim, existir é incompreensível e excitante..." (Caio F. Abreu)

domingo, 20 de março de 2011

E as gentilezas diárias...

A vida é repleta de pequenas gentilezas, tão sutis quanto marcantes no nosso cotidiano. O jardim florido oferece um colorido para a paisagem, o sol empresta suas cores para o céu antes de se pôr, a borboleta ensina suavidade e leveza para quem acompanha seu voo. A gentileza tem essa característica: sutil mas marcante, silenciosa e ao mesmo tempo eloquente, discreta e contundente. O portador da gentileza o faz pelo prazer de colorir a vida do próximo com suavidade, para perfumar o caminho alheio com brisa suave que refresca a alma.

A gentileza tem o poder de roubar sorrisos, quebrar cenhos carregados ou aliviar o peso de ombros cansados pelas fainas diárias. E ela se faz silenciosa, algumas vezes tímida, inesperada na maioria das vezes, surpreendendo quem a recebe. A gentileza não se pede, muito menos se exige... É presente de almas nobres, presenteando outras almas, pelo simples prazer de fazer o dia do outro um pouco mais leve.

Você já experimentou o prazer de ser gentil? Experimente oferecer o seu bom dia a quem encontrar no ponto de ônibus, no elevador ou no caixa do supermercado. Mas não o faça com as palavras saindo da boca quase que por obrigação. Deseje de sua alma, com olhos iluminados e o sorriso de quem deseja realmente um dia bom, para quem compartilha alguns minutos de sua vida.

A gentileza é capaz de retribuir com nobreza quando alguém fura a fila no supermercado ou no banco, com a sabedoria de que alguns breves minutos não farão diferença na sua vida. Esquecemos que alguns segundos no trânsito, oferecendo a passagem para outro carro, ou permitindo ao pedestre terminar de atravessar a rua não nos fará diferença, mas facilitará muito a vida do outro. E algumas vezes, dentro do lar, a convivência nos faz esquecer que ser gentil tempera as relações e adoça o caminhar.

E nada disso somos obrigados a fazer, mas quando fazemos, toda a diferença se faz sentir...

A gentileza se faz presente quando conseguimos esquecer de nós mesmos por um instante para lembrar do próximo. Quando abrimos mão de nós em favor do outro, por um pequeno momento, a gentileza encontra oportunidade de agir. Ninguém focado em si mesmo, mergulhado no seu egoísmo, encontra oportunidade de ser gentil. Porque, para ser gentil, é fundamental olhar para o próximo, se colocar no lugar do próximo, e se sensibilizar com a possibilidade de amenizar a vida do nosso próximo.

Se não é seu hábito, exercite a capacidade de olhar para o próximo com o olhar da gentileza. Ofereça à vida esses pequenos presentes, espalhando aqui e acolá a suavidade de ser gentil. E quando você menos esperar, irá descobrir que semear flores ao caminhar, irá fazer você, mais cedo ou mais tarde, caminhar por estradas floridas e perfumadas pela gentileza que a própria vida irá lhe oferecer...Hum rum !

(Momento Espírita)

6 comentários:

Márcinha Mendonça disse...

Meu queridissimooo Amigo.
Passando pra deixar um beijinho de boa noite e claro Desejar um Feliz dia Do Blogueiro,
que continue sempre assim, transmitindo tudo que há de bom, em ti e transfomando a nossa vida com palavras de amor, carinho, paz e motivação.
Otima semana e uma noite abençoada.
Beijos Meus :)

Néia disse...

Oi querido Fernando...
Lendo esta mensagem, lembrei do episódio do Japão, onde mesmo estando pasando por todas as privações, o povo de mantém em profundo respeito uns pelos outros, sem querer levar vantagem, roubos, saques e tudo mais. É realmente uma lição de vida.
Beijos e feliz dia do Blogueiro.
Tenha uma ótima emana

Everson Russo disse...

E não há nada melhor do que praticar a gentileza...estender a mão...grande abraço de bom dia pra ti amigo...

Marília Felix disse...

Mais um texto encantador, Nando!
Eu sempre fico com uma cara meio de 'boba' com suas palavras, rsrs. Me tocam bastante. =)

Bom, vir aqui é sempre um remédio que cura todas as minhas dores. Eu tinha andado meio sumida, por causa de uns problemas que estavam acontecendo, mas graças a Deus eu já estou bem. Depois de vir aqui quem é que não fica FELIZ?

Saudades, muitas saudades!]
Xeroooooooooooooooooooo.

P.S.: Tem algum e-mail pra gente papear? rs. Se tiver me passa depois. Pessoas ricas, como voce, a gente sempre quer mais e mais perto! Beijos. =*

Néia Lambert disse...

Fernando, os textos aqui postados são muito bons, chego sempre com a certeza que vou sair melhor.

Boa semana!

Evanir disse...

Um texto encantador que nos prende a leitura.
E saio daqui mais leve .
Uma linda semana beijos carinhos,Evanir.
http://aviagem1.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...